Início » Aplicativos e Software » iPhone agora exibe locais de vacinação contra COVID-19 no Apple Mapas

iPhone agora exibe locais de vacinação contra COVID-19 no Apple Mapas

App de geolocalização da Apple mostra ao usuário quais são os postos de vacinação mais próximos e avisa se estão fechados ou abertos

Pedro Knoth Por

Usuários de gadgets da Apple nos EUA vêm usando o Apple Mapas para encontrar locais de vacinação contra a COVID-19. Agora, o recurso chegou ao Brasil, com postos de saúde e demais locais de imunização aparecendo como pontos geográficos na pesquisa do app de navegação pelo iPhone, Mac, e iPad.

Mapa mostra unidades e postos de vacinação em São Paulo (Imagem: Reprodução)

Mapa mostra unidades e postos de vacinação em São Paulo (Imagem: Reprodução)

Assim que o usuário entra do Apple Mapas pelo iPhone, há a opção para procurar postos de saúde que estão vacinando contra a COVID-19 dentro da aba de “encontrar por perto”. Para isso basta clicar na barra de pesquisa do aplicativo.

A pesquisa mostra as unidades de vacinação por ordem de proximidade, com a distância da localização do usuário, o horário de funcionamento — com aviso se o local está aberto ou fechado —, CEP, endereço, bairro, cidade e estado. O Apple Mapas mostra também o telefone do local e oferece um site para que a pessoa tenha mais informações sobre a campanha, como a página do Ministério da Saúde.

O app avisa: para se imunizar, é necessário mostrar um comprovante de elegibilidade e agendar previamente um horário com o posto de saúde.

Apple Mapas direciona usuário para site de prefeituras

Ao clicar na opção de “saiba mais” o app direciona o usuário para órgãos responsáveis pela vacinação na região em que ele se encontra, como prefeituras municipais. Mas isso varia de acordo com o posto de saúde: nos testes feitos pelo Tecnoblog, no iPhone X, o Apple Mapas encaminhou o repórter para páginas do Governo Federal e até da OMS.

Vale ressaltar que a nova ferramenta do Apple Mapas está disponível apenas em algumas capitais do Brasil. Adiantado em relação ao concorrente, o Google Maps oferece o mesmo recurso desde abril deste ano.

Nos EUA, o Apple Mapas passou a mostrar locais de vacinação a partir de 21 de março. Uma função presente em pelo menos mais 11 países além dos Estados Unidos é a de procurar por locais de testagem para a COVID-19 — ela infelizmente ainda não está disponível ainda para usuários brasileiros.

Com informações: Mac Magazine

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
3 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

² (@centauro)

Nos EUA faz bastante sentido, já que lá parece que é só chegar no local pra receber a dose.

Aqui tem que agendar e cada município parece que segue um padrão diferente, então é bacana ter no mapa, mas mais pra pesquisar em qual local você quer tentar agendar.

Não surpreende, já que por aqui a testagem não é e nunca foi uma prioridade.
Tanto é que eu mesmo nem sei aonde fazem testagem e quais tipos de testagem tem disponível no Brasil.
Eu lembro que tinha testagem rápida nas farmácias, mas tinha dado uns rolos lá que proibiram ou não ou sei lá e o caos e ninguém testa nada e o governo jogou fora um monte de teste encalhado e agora eu não sei se fazem testagem em posto de saúde, hospital, farmácia ou em outro lugar.