Início » Internet » Facebook, WhatsApp e Instagram voltam a funcionar após colapso

Facebook, WhatsApp e Instagram voltam a funcionar após colapso

Facebook volta abrir na web, mas erro ainda impede novas publicações; WhatsApp e Instagram sofrem com instabilidade

Ana Marques Por

O Facebook retoma gradualmente seus serviços após o colapso desta segunda-feira (4). Os aplicativos da empresa, responsáveis por uma enorme fatia da comunicação global, sofrem pane desde o início desta tarde. O Instagram e o WhatsApp já mostram sinais de melhora — Stories, publicações no feed e DMs funcionam parcialmente, mas há lentidão, e notificações voltam a chegar no mensageiro.

Ícone do Facebook
Ícone do Facebook (Imagem: Brett Jordan/Unsplash)

Facebook já abre na versão web e no app

Nos testes do Tecnoblog, conseguimos abrir o Facebook pela versão web, inicialmente. Entretanto, não conseguíamos realizar publicações. A rede social retornava uma mensagem de erro sempre que há a tentativa de um novo post:

“Ocorreu um erro. Estamos trabalhando para resolvê-lo o mais rápido possível.”

Erro ao tentar publicar no Facebook (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

A maioria das publicações na linha do tempo datavam de seis horas atrás, antes da pane tomar conta dos serviços da empresa de forma generalizada. Contudo, era possível ver alguns posts recentes. A navegação por páginas e grupos funcionava normalmente.

No Twitter, o CTO do Facebook publicou uma mensagem de desculpas aos usuários, e disse que a companhia está trabalhando para resolver o problema o mais rápido possível.

WhatsApp e Instagram voltaram, mas estão mais instáveis

Há diversos relatos sobre as condições do WhatsApp e do Instagram — em nossos testes, notamos que há sinais de recuperação. Mas ela ocorre de forma lenta. No Instagram, por exemplo, consegui enviar uma mensagem direta, que foi recebida e teve uma resposta — esta última, porém, levou cerca de 10 minutos para chegar até mim. Já no WhatsApp, usuários dizem que o serviço voltou e caiu novamente.

Instagram funciona com instabilidade na noite desta segunda-feira (4) (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Questionado por uma usuária, Mark Zuckerberg afirmou, em uma publicação no próprio Facebook, que os serviços do WhatsApp devem estar “totalmente online rapidamente”. Ele também diz que o Instagram já caminha para a normalidade.

Facebook ainda trabalha em recuperação

Se você depende do Facebook para trabalho e ainda não consegue usar os aplicativos, a palavra-chave do momento é “paciência”. O Tecnoblog entrou em contato com a empresa, e recebeu o seguinte posicionamento às 19h53:

”Para todos que foram afetados pela interrupção das nossas plataformas hoje: sentimos muito. Sabemos que bilhões de pessoas e negócios em todo o mundo dependem de nossos produtos e serviços para permanecer conectados. Agradecemos sua paciência à medida que voltamos a ficar online.”

*Publicada originalmente às 19h02 e atualizada por último às 20h27 para refletir a evolução na retomada dos serviços.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
6 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Alex (@wuhkuh)

Fim do mundo viu, bem que o povo da igreja diz