Início » Aplicativos e Software » Uber Prioridade reduz tempo de espera por corridas se você pagar a mais

Uber Prioridade reduz tempo de espera por corridas se você pagar a mais

Uber Prioridade está disponível inicialmente nas cidades de Campinas, Curitiba e Belém; serviço custa um pouco mais que o UberX

Emerson Alecrim Por

Muitas vezes, a espera por um carro da Uber supera o tempo da própria viagem. Para quem tem pressa e aceita pagar um pouco mais para ser atendido rapidamente, a companhia trouxe uma novidade: nesta quinta-feira (14), o Uber Prioridade estreia oficialmente no Brasil, começando pelas cidades de Campinas (SP), Curitiba (PR) e Belém (PA).

Uber no celular (imagem: divulgação/Uber)
Uber no celular (imagem: divulgação/Uber)

O nome descreve com certa precisão o diferencial da nova modalidade: permitir que o usuário embarque mais rapidamente do que se tivesse pedido um carro via UberX, por exemplo.

É como se o serviço fosse um “fura-fila”. Em um cenário em que há um número expressivo de solicitações em determinada região, o usuário que acionar o Uber Prioridade terá, de fato, alguma preferência para conseguir um carro, o que deve fazer o tempo de espera diminuir.

Em contrapartida, o usuário deve pagar um pouco mais. Quanto? A Uber não dá uma porcentagem fixa, mas informa que “as viagens com o Prioridade custarão um pouco mais do que as do UberX”.

A empresa também ressalta que não é necessário baixar um novo aplicativo para usufruir da nova modalidade. O Uber Prioridade aparece junto às demais opções da plataforma, como UberX e Comfort. Porém, a sua disponibilidade é dinâmica: a novidade somente aparece na região central da cidade atendida e em períodos de grande movimentação — não há sequer horário fixo.

Uber Prioridade no app (imagem: divulgação/Uber)
Uber Prioridade no app (imagem: divulgação/Uber)

Os motoristas da plataforma não são obrigados a aceitar viagens via Uber Prioridade. No entanto, a companhia acredita que a modalidade será bem aceita por oferecer mais ganhos aos parceiros.

Ainda de acordo com a empresa, o Uber Prioridade foi lançado em razão do aumento de demanda por viagens que é esperado para este fim de ano, efeito, em parte, da flexibilização das medidas de prevenção da COVID-19.

Como você já sabe, a estreia da modalidade começa por Campinas, Curitiba e Belém. Ainda não há informação sobre a oferta do serviço em outras cidades do Brasil.

Usuários se queixam de cancelamentos de viagens

Se por um lado o Uber Prioridade aparece como uma opção para usuários apressados, por outro, chama a atenção o fato de a novidade chegar em um momento em que muita gente se queixa de corridas canceladas.

De modo geral, motoristas reconhecem que cancelamentos são frequentes e apontam como principal causa os custos elevados de operação: por conta de gastos como o de combustível, muitos deles cancelam corridas que consideram pouco rentáveis.

Talvez o Uber Prioridade ajude a reduzir os cancelamentos, embora a modalidade não tenha sido apresentada como uma solução para esse problema.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
11 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Felipe Silva (@Felipe_Silva)

Se não colocarem algum controle e penalidade nos cancelamentos dos motoristas não vai servir de nada essa modalidade de prioridade, o motorista vai aceitar e da um jeito de te deixar esperando.

Andre Costa (@mr.luizandre)

Criam o problema tomando medidas que geram um número imenso de cancelamentos e depois vendem, literalmente, a solução.

Eu mesmo não passo por isso por usar pouco o serviço mas o que mais se vê é gente reclamando de ter que esperar mais de meia hora pra pegar uma corrida em grandes cidades.

Emanuel Schott (@Emanuel_Schott)

Mostra logo a origem, o destino, o quanto vai andar na viagem e o preço dela e se quiser mais moleza, ainda coloca o quanto o motorista vai ganhar por km, incluindo a distância até a origem. Pronto, não tem mais descupinha esfarrapada pra aceitar a corrida e depois cancelar. E comece a ser rigido nas regras de cancelamento. Cancelou mais de 10% das corridas? Gancho e cancelamento da conta do motorista.

Tio Arlequim (@Felipepperoni)

Resolvendo um problema criando uma “DLC” que não resolve o problema mas paga as contas.
É como dizem o mundo é dos oportunistas.

Eu (@Keaton)

Fica aceitando e cancelando de palhaçada mesmo…