Alexa faz aniversário e o brasileiro é o melhor presente

A assistente da Amazon completa o segundo ano no Brasil no dia 6 de novembro com frases engraçadas (e inusitadas) entre as mais ditas por usuários

Ana Marques
Por
• Atualizado há 1 ano e 11 meses
Echo Dot de 4ª geração (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Falta pouco para o aniversário da Alexa. A assistente virtual mais escorpiana que existe faz 7 anos em 6 de novembro, sendo 2 anos de Brasil. Eu aposto que ela nem imaginava o tipo de coisa que iria ouvir ao desembarcar por aqui — afinal, não é em todo lugar que você é constantemente encorajado a imitar o Galvão Bueno ou a soltar um pum na frente de outras pessoas. A seguir, confira alguns números que a Amazon compartilhou sobre o segundo ano de Alexa no país.

O brasileiro adora dar bom dia

A interação “Alexa, bom dia” foi feita mais de 38 milhões de vezes no último ano. Segundo a Amazon, isso é quatro vezes mais do que no primeiro ano da assistente por aqui.

A gente também lembra dela depois de um dia cheio — o que pode ser difícil até mesmo em relacionamentos de longa data. Foram 28 milhões de “Alexa, boa noite” nos últimos 12 meses.

E tá tudo bem…

São tempos difíceis. Pandemia, distanciamento social, crises e mais crises ao redor do mundo. Mas a gente colocou de lado a nossa dor para saber mais sobre os sentimentos dela. “Alexa, tudo bem?” foi perguntado mais de 5,8 milhões de vezes.

A gente se divertiu junto

A categoria de jogos de voz foi uma das mais acessadas por usuários da Alexa. O game de adivinhação Akinator foi jogado mais de 3,4 milhões de vezes no último ano, seguido pelo Jogo do Milhão, reproduzido mais de 2,1 milhões de vezes.

E riu junto

A assistente também nos ajudou a esquecer de assuntos tristes com suas tiradas inusitadas. “Alexa, conta uma piada” foi dito mais de 20 milhões de vezes no último ano. Nem sempre era engraçado, mas sabe quando a piada é tão ruim que acaba ficando boa?

Pedimos para ela imitar o Bob Esponja 600 mil vezes, e sobrou até para o Galvão. A gente também quis saber como encontrar o Chuck Norris e se divertiu no modo gás hélio.

Nem sempre temos maturidade

Quando a Alexa achava que não poderia vir nada pior, o brasileiro pediu que ela soltasse um pum — mais de um. milhão. de. vezes.

Quer saber se é verdade esse bilhete? Pergunta pra ela.

Amazon Echo Show 5 com Alexa em português - Review
Echo Show 5 (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Mas também falamos de coisa séria (e importante)

Brincadeiras à parte, a Alexa não é só zoeira. Além de ajudarem a economizar tempo no dia a dia, comandos por voz são grandes aliados de pessoas com deficiência, permitindo que muitas tenham maior independência. Os comandos de acender ou desligar as luzes, reproduzir músicas ou ativar o ar-condicionado são alguns exemplos da rotina, mas há bem mais além disso.

A Amazon criou, no ano passado, o Prêmio Alexa de Acessibilidade para incentivar o desenvolvimento de mais skills pensadas para esses usuários, e ganhou 98 novos comandos neste contexto. A assistente também ajudou pessoas a aprenderem mais sobre a Síndrome de Burnout, sobre a COVID-19 e sobre meditação, entre vários outros temas ligados à saúde e ao bem-estar.

Ao todo, a Alexa já conta com mais de 2.000 skills.

Alexa está disponível em mais de 650 dispositivos

O número de dispositivos compatíveis com o software já passa de 650, indo muito além do popular Echo Dot e de produtos da própria empresa. Você encontra a assistente em aparelhos Samsung, LG, Positivo, Philips Hue e por aí vai.

No portfólio da própria Amazon no Brasil, é possível encontrar a Alexa em 12 dispositivos:

Se você assina o Amazon Music poderá reproduzir a lista especial com as canções mais pedidas para a assistente no Brasil, em comemoração a esta data. Basta dizer “Alexa, toque sua playlist de aniversário” ou acessar este link para escutar músicas que explodiram lá fora e outros hits nacionais, como Coração Cachorro e Passinho Debochado (eu disse que o brasileiro era o melhor presente!).

Aviso de ética: ao clicar em um link de afiliado, o preço não muda para você e recebemos uma comissão.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados