O que é UI? [User interface]

Servindo como o ponto de interação entre o humano e a máquina, a User interface precisa ser intuitiva; Saiba o que é uma UI

Ricardo Syozi
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Definição de UI (Imagem: Tecnoblog)

Ao criar um produto que tenha uma interface intuitiva para o usuário, uma empresa pode acabar ganhando destaque em seu item. A importância de oferecer uma forma fácil de acessar todas as características de um website, app, computador, etc. já virou prioridade entre desenvolvedores ao redor do mundo. É importante entregar além do padrão. Saiba o que é UI [User interface].

Criada a partir de camadas de interação, a user interface é, basicamente, o que vemos e realizamos de ações em algum website, aplicativo, sistema ou computador. Os botões que direcionam a pessoa a outra parte do site, por exemplo, fazem parte da interface de usuário.

Podem ser usados vários sentidos para causar essa interação. Desde a voz para dar comandos a uma Assistente Virtual ou um GPS até o tato para definirmos onde é possível tocar com nossos dedos em um menu de uma touchscreen. Para permitir que tudo isso seja feito, é importante oferecer uma UI que não atrapalhe, mas que seja intuitiva o suficiente para facilitar a navegação.

Com isso em mente, vale pensarmos em alguns exemplos de user interface:

  • Formulários: Preenchimento de dados e informações em um website ou app;
  • Menu: Botões e opções digitais das quais é necessário que o usuário faça uso de um mouse, teclado ou outro periférico para acessar as opções seguintes;
  • Toque: Muito comum em smartphones, esse tipo de UI necessita do toque em sua tela para acessar suas opções;
  • Voz: Como mencionado acima, essa UI funciona a partir de comandos de voz nos quais o usuário humano interage com uma máquina ou inteligência artificial.

A importância de uma boa UI

O que é UI
Uma UI intuitiva é muito importante (Imagem: Unsplash / UX Indonesia)

Imagine se você entrega um aplicativo inovador, cheio de ideias empolgantes, mas que dá muito trabalho para navegar. Esse seu produto estaria em risco por causa de uma interface de usuário falha, nada intuitiva. É aí que entra a necessidade de oferecer uma UI que seja de fácil manuseio desde o começo.

As expectativas da pessoa ao adquirir um novo aplicativo ou similares é alta. Os desenvolvedores precisam pegar sua atenção nos primeiros momentos para segurá-lo pelo máximo de tempo possível. Essa primeira impressão vem diretamente da UI, ou seja, se o usuário sentir-se entediado ou achar a navegação muito complicada, é possível que desista do produto antes de chegar nas tais ideias empolgantes.

Aqui vale destacar dois exemplos, um bom e um nem tanto:

  • Netflix: É simples encontrar qual o próximo conteúdo que vai assistir, realizar buscas ou simplesmente alterar legendas e tipos de dublagens. Essa UI é intuitiva e consistente;
  • Tom Clancy’s Ghost Recon Breakpoint: Há muitas informações escondidas em vários menus que se conectam, deixando o jogador confuso para encontrar itens e objetivos. Essa UI não é nada intuitiva.

Você conhece alguma user interface que seja ótima? E que tal uma que seja péssima? Deixe suas opiniões em nossa comunidade!

Com informações: Indeed.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre user interface na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Relacionados