Início » Computador » Inventada possível substituta para a memória RAM

Inventada possível substituta para a memória RAM

Avatar Por

A memória RAM que conhecemos hoje não é nada nova, já que teve seu conceito criado em meados de 1960. Ainda assim ela é adotada em praticamente todas as arquiteturas de computadores hoje em dia, mesmo com 50 anos de existência. É surpreendente quando um conceito dura tanto tempo no mundo da tecnologia, que está sempre evoluindo. Mas ao que parece esse conceito de memória RAM poderá ser reposto em breve. Para fora com a velha memória de acesso aleatório e que venha a memória baseada em FET: Field-effect transistor.

Memória RAM: no futuro ela será passado. Ou algo do tipo.

Desenvolvida por pesquisadores da Universidade Estadual da Carolina do Norte lideradas pelo professor Paul Franzon, nos EUA, a memória FET combina elementos da memória Flash e RAM em um único circuito, usando um transistor de efeito de campo com duas portas flutuantes (Floating Gate FET). Dessa forma ela consegue ser tão involátil quanto um chip de memória Flash e ao mesmo tempo ser tão rápida quanto uma memória RAM. E com um bônus: como ela não precisa de uma carga de energia constante em todos os chips, a memória pode ser desligada quando não está em uso e assim economizar energia.

Assim como todas as tecnologias novas, a memória FET ainda precisa ser extensamente testada e prototipada antes de aparecer nos primeiros computadores. Mas as vantagens que ela traz sobre a RAM já mostram que ela será uma substituta à altura.

Os pesquisadores pretendem ter um protótipo pare testes já no ano que vem. Vamos torcer para que a pesquisa evolua tão rápido quanto a própria memória promete ser.

Com informações: Slashdot.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@regxr
Realmente será a precursora do SuperBoot! Mal posso esperar.
@beneportela
No caso da ROM, era porque o chip usado era gravado de fabrica e não permitia nova gravação, no caso da RAM eles queriam algum nome que lembrasse a ROM e acharam o aleatório bem adequado! Claro a ROM pode ser lida aleatoriamente, mas em geral ela é toda lida/executada e nas maquinas de hoje é copiada para a RAM e acessada de lá, por causa da RAM ser bem mais rápida! Creio que esse tecnologia ira acabar aquele velho problema, que de tempos em tempos, temo que "aumentar" a quantidade de memória no micro!
Thiago
O melhor seria a bateria não ter que dar "refresh" toda hora, o que por si só serve para manter o que já se tem na memória, logo gastasse vária watts de energia "desnecessariamente", por exemplo o meu hp que dura em média 3h poderia ganhar até 2h+ Outra coisa é a percepção errônea de que a flash usada neles seria igual a de pendrives e cartões, mas sim a de discos ssd, que não são tão descartáveis assim, porém por isso mesmo essa variadade é ainda mais cara, tomara que os preços caiam e a capacidade cresçam mais rapidamente que no passado.
Turdin
@Willian: Desde que estamos falando de hardware, e o cara vem dar "alfinetadas" em relação a SOs. E ele deve ter 13 não porque me criticou, mas pela FORMA que me criticou, essas ofensas são coisas de pré-escola.
William Kennedy
[Em resposta ao segundo comentário do Turdin] Desde quando o comentário do Matheus não tem a ver com o do Vinicius? E por que o RaphaelDDL deve ter 13 anos? Só por que te criticou? O único que está sendo infantil aqui é você cara, para de falar merda.
@TheLeeEffect
é que na verdade o nome RAM é meio inadequado, né, acho que criaram o nome RAM quando ela era a única de acesso aleatório... mas ficou com o nome pelo costume, apesar da memória ROM e flash também serem de acesso aleatório
@Kadu_NovoK
"Dessa forma ela consegue ser* tão involátil quanto um chip de memória..." O "ser" faltou no texto... ^^ (eu acho).
j2k
A memoria RAM é bem mais rápida que a Flash, mas é volátil. Então na verdade a memória flash foi usada para dar involatilidade, e não velocidade.
@foggaca
Por acaso, vc não achou que aquela foto ali é da memória FET, né?
@foggaca
Era bem isso que estava pensando aqui. Teoricamente, daria pra fazer com que o computador nunca "desligasse", em vez disso ficaria sempre em um modo semelhante à hibernação, com dua vantagem de economia de energia, mas com as vantagens de tempo de carregamento da "suspensão". Te dizer heim, curti pra caraio a idéia, me parece muito bom :D
Hernani
Evolução não perdoa ninguém. Não é mouse/teclado
Turdin
Saudades dos jogos que principalmente eram divertidos, ao contrário de hoje, que principalmente são de gráficos bons...
Turdin
Eu li o comentário do Vinicius e em momento algum critiquei ele, apenas critiquei o Matheus que não teve nada a ver com a notícia/comentário do Vinicius. Eu imagino que você deve ter uns 13 anos, então não vou nem comentar sobre você falando de burrice. Passar bem.
RaphaelDDL
Deixe de ser burro e crítico cara. O Vinicius falou da velocidade de boot fora as melhoras com gastos de energia. O Matheus, embora Linuxtard, só comentou que o boot do Ubuntu - que já é rápid0 - ficaria ainda mais. Novamente, deixe de ser burro e crítico e começe a ler os comentários como um todo, não só os replys. E mais 4 negos deram negativo. tsk tsk. Só tem 'ista' aqui ahahah ps.: Eu uso tanto Mac e Win e não tenho 'lados' com relação à OS do Note/Desktop. Mas prefiro iOS à WindowsPhone HAuassshusaASUA
@amsalau
Acredito que você entendeu, em todo caso, seria KiB, MiB e GiB, para ser mais técnico e preciso.
Daniel
Possível sempre foi. O problema é o preço.
@mosblenarufa
Meu primeiro pc era um intel 512 com 128 de ram e 40gb de hd, rodava total annihilation bonzinho até...
rodrigofante
menas é foda, não sou um português tard, pelo contrário, cometo erros toda hora, mas menas dói nos "zóio"
rodrigofante
Povo gosta de dar uma alfinetada, mesmo que não tenha nada a ver com o artigo.
@brunogdb
Esqueci de por no comentário. QUE VENHA LOGO!
@brunogdb
WOW! Mas eu acho que isto é muito grande para notebooks!
Alexandre
nao entendi como ela vai ser melhor...
Marcos Antonio
Rs to zuando né...mas tem coisas que dá muita saudade sim.
@rafaelsnunes
Bons tempos? SÉRIO que tu pensa assim? :|
Caio Furtado
Tomara que o faça, afinal não é impossível, a AMD não fundiu processador e GPU com o Fusion?
Maykon Perin dos Reis
Hum legal, achei interessante a possibilidade de desligar quando não estiver em uso, cada vez mais fazendo o que precisamos e com menas energia !
Emmanuel Fotógrafo
Nunca mandei uma carta... mando Sedex e Pac, vários... mas carta? Nunca. =)
Emmanuel Fotógrafo
"640K ought to be enough for anybody". Gates, Bill.
@alissonkalinke
Não seriam KB e GB? Kb e para bits e não bytes.
@amsalau
Eu tinha um Apple II+ com 48Kb e ele dava pau o tempo todo.
@francildoalves
Pois que venha!!!
@nelson_integra
Meu MSX tinha 64Kb. Tempos difíceis!
Thiago Vinicius
RAM é cara, por isso temos pouca. Essa aí só deve ser mais cara ainda =).
@amsalau
Sim, memória Flash tem este limitador de poder ser escrita só algumas centenas de milhares de vezes (o que é pouco para RAM). Este novo conceito apresentado não tem esta limitação.
@amsalau
Ele não disse exatamente isso, em todo caso o número era de 640Kb.
@amsalau
Em 1994 eu tinha um micro quase top para a época e ele tinha 16Mb de RAM e um HD de 340Mb. Em 1998 já eram 128Mb de RAM e 1.2Gb de HD em um micro considerado médio. Em 2002 eram 512Mb de RAM e 30Gb de HD em um micro bom. Evolução muito rápida.
Marcos Antonio
Que saudades dos anos 70, quando tudo era mais simples, eu nem sonhava com computadores ( só sabia que eles faziam operações complexas quando respodiam às perguntas do Sr. Spock ou da Mulher Biônica ) e eu não tinha que ficar preocupado se meu iMac iria ficar obsoleto no ano seguinte, quando a Apple lançar o iMac 50" com multiplos processadores de multiplos núcleos Intel Super-Hiper i1000, com display em 3D, ou se, mal eu compro um iPhone 4 e a a Apple já está preparando o iPhone 5 ou 6 ou 7 com processadores com mais de mil núcleos!!!!! Bons tempos aqueles em que nem um telefone fixo em casa eu tinha...Mail?...era correr no Correio e despachar uma carta pra minha tia no interior de Goiás!
@amsalau
Em verdade não seria necessário o boot já que ao desligar o micro toda a RAM poderia ser salva em estado permanente e quando fosse religado apenas retornaria ao estado que estava antes.
@amsalau
Errou por pouco. No final dos anos 80 era normal RAM de 128Kb (Kilo). Lá pra 85 o normal eram de 2 a 16Kb, sistemas profissionais tinham 64Kb. No fim dos anos 70 quando computadores pessoais estavam sendo inventados a memória não passava de 1Kilobyte. Claro, mainframes e supercomputadores estão fora desta conta, estou falando de computadores pessoais. Para você ter uma ideia da coisa, o Atari 2600 (videogame) tinha 512byte de RAM se não me engano. O meu velho Obyssey II tinha 128 bytes (1983/84).
Alexandre Ferandes
É, e o Bill Gates dizia que não precisariamos de 64k. Ele tava de nóia.
Turdin
E o que ubuntu/windows tem a ver com essa notícia? Cada um que aparece...
Abraao
acho q o problema eh o tempo de vida, pois q eu saiba memorias flash tem um tempo de vida curto em relação a memórias RAM ou mesmo HD ( se n me engano ).
Dean Mz
Q venha 2012 o/
Matheus Wichman
Se com o Ubuntu instalado aqui o boot é mais rápido do que com o Windows imagina com essa belezinha, ai.
Marcel
http://www.trustedreviews.com/cpu-memory/news/2011/01/25/RAM-And-Flash-Unified-In-One-Chip/p1
Welty
Algo entre 32kb (ou menos), e 1mb, no máximo. Deviam ser tempos difíceis.. hehe
@felipw
Se nos anos 90 a memória RAM tinha em média memória de 32/64mb, quando ela tinha nos anos 60/70? lol
Rafael
Proximo desafio: pegar uma penca de memórias FET e fazer um HD funcional.
Turdin
Gostei, espero que seja colocada em produção logo! =)
Marcel
Acho que será equivalente a dizer, "Olha que legal, tenho 160 GB de RAM". Seráá? Para o processador é uma boa; Não precisa ficar "fatiando" os pacotes de dados que se puxa do HD. Cadê um eng de comp aqui?
@amsalau
Este protótipo funciona de forma híbrida. Quando opera como RAM convencional, tudo é feito com baixa voltagem utilizando o primeiro "gate" da memória, neste modo ela é rápida e volátil como qualquer memória RAM convencional. Ao aplicar uma tensão mais alta o conteúdo da memória é repassado para o segundo "gate" e fica lá de forma permanente. Não sei se substituiria um HD mas imagine usar isto para deixar o computador em modo de hibernação ou até mesmo desligar completamente e quando ligar já está tudo na memória do mesmo modo que estava ao ser desligado. Também poderia fazer o "backup" da RAM para o modo permanente sempre que estivesse ocioso ou em intervalos de tempo regulares de modo a evitar grandes perdas em caso de falta de energia.
Gabriel Silva
Legal! Espero que seja melhor do que a RAM! :D
Turdin
Mas ali falaram 40 anos de existência, ou seja, deveria ser 50...
Luciano
Mesmo que o conceito já existisse antes, a patente da Memória RAM foi concedida em 1968. 1968 - 2011 = 43. Errou por 3 anos! Referência: http://pt.wikipedia.org/wiki/Memória_RAM#Inven.C3.A7.C3.A3o
@pvwradtke
Na verdade, essa nova memória continua sendo uma memória RAM (random access memory), memória de acesso aleatório. O que mudou é o tipo de circuito usado para armazenar a informação. Aliás, coisa que já mudou várias vezes, só nunca fizeram tanto bafafá em cima :).
Vinicius Kinas
Agora sim os computadores vão poder dar boot rapidamente. Isso pode subtituir o atual modo de hibernação (lento e economico) e o modo suspenso (rapido, mas gasta energia) Fora que quando houver uma queda de energia, não haverá perda de dados. Uau!
@Jackson_x_ceo
Pensei a mesma coisa uHASUhauhs
Emmanuel Fotógrafo
Inventada entre 48 e 52, mas foi usada largamente nos computadores só em 69, 70.
Emmanuel Fotógrafo
2 lados da moeda.. Uma "Ram não volátil" e um HD Flash extremamente mais rápido? Bom isso hein...
Augusto
2011 - 1960 = 40? Mesmo que fosse 2010: 2010 - 1960 = 40?
Bestknighter
Eu tinha visto isso em inglês e pensei que eu estava viajando e traduzindo tudo errado. Agora vi que eu estava lendo certo... Bem promissor hein!
@mosblenarufa
Acho que ela mistura elementos com a memoria flash para deixa-la mais rapida,mas acho que ela não armazena dados como um hd...
Giovanni
Mais de 50 anos, na verdade. :X Ótimo texto!
Guilherme Carlos
Um possível substituto HD + Memória?