Ser responsável pela agência reguladora de telecomunicações do país não deve ser uma tarefa fácil. O que tem de consumidor reclamando dos serviços de telefonia (fixa e móvel) não está no gibi, até porque as nossas operadoras nunca deixaram de ser problemas. Para tentar aliviar essa tensão, a Anatel oferece um número de telefone que acaba de ser trocado.

Adeus, 133! Esse diminuto número com apenas três dígitos dão acesso direto à central de reclamações da Agência Nacional de Telecomunicações. Depois de informar dados como nome do assinante, endereço de instalação e operadora contratada, a agência dá um prazo para que operadora se manifeste sobre o assunto. A partir de 28 de fevereiro, a agência passa a atender no 1331.

Vida de call center é assim, tem até Ursinhos Carinhosos na parede... Bom demais!

Essa mudança tem a ver com a acessibilidade dos usuários. Os deficientes auditivos também terão uma central de atendimento da Anatel, através do número 1332. Esse número só será útil se a chamada for feita a partir de TTS (Terminal Telefônico para Surdo).

Como já era de esperar, o consumidor brasileiro não precisa pagar absolutamente nada para ser atendido pelo pessoal da Anatel. Cerca de 400 mil ligações são feitas por mês para a Anatel, possivelmente reclamando dos serviços prestados. É um número apavorante! E que revela um pouco de como estão as telecomunicações no Brasil.

A Anatel continua oferecendo o registro de reclamações também por seu site, mas depende de um cadastro com login e senha.

Alguma vez você precisou entrar em contato com a Anatel para reclamar da sua operadora? Conte sua história nos comentários desse artigo. Teve uma época que eu virei reclamante de carteirinha, por conta dos problemas que o Oi Velox costumava apresentar.

Foto: Flickr – sundazed.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

#moesioantonio

Senhores da Anatel quero muito saber por que a OI, pode liberar para uma avenida até 70 mg e uma rua transversal só pode liberar 2 mg os fornecedor dessa internet que é retirada da OI pode nos fornecedor dos bairro pode fornecer 70 mg......??????

Nupipinho Rodrigues
As operadores de telefonia cortaram o telefone da Anatel?
Brrtt Feelling
Estou com uma atendente super educada aqui na linha, número 1331 esta funcionando normalmente.
Geny Salume
eu falei nele hoje, deu certo
Geny Salume
ligue no 1331
Sergio Emidio
Consegui falar com a ANATEL. A Resolução 574 da ANATEL, dispõe nos artigos 3, 16 e 17 que a sua velocidade diária não pode ser inferior a 40 megas e que a sua velocidade mensal, que é a média aritmética dos valores não pode ser inferior a 80% do plano contratado, ou seja: vocês marcam durante 30 dias e depois somam os valores e divide por 30 (mês de 30 dias) e o resultado tem que ser no mínimo 80% do plano que vocês contrataram. No meu caso são 10 megas e a minha média está dando 6 megas, Vocês poderão fazer a consulta neste site todos os dias, que ele vai te dando a média e depois de 30 dias vocês baixam o histórico e recorrem a justiça, pois isso é crime, é propaganda enganosa e a operadora está deixando de cumprir a LEI. Valeu pessoal, Sérgio! ttp://www.brasilbandalarga.com.br/speedtest
Antonio Carlos Benetti
sempre precisei da anatel e sempre fui bem atendido e resolvido os meus problemas com as operadoras tanto pelo site ou pelo 1331
Silvio

Nunca resolveu. Tive uma cobrança da TIM por um serviço que nunca funcionou e sempre quando eu RE- LIGAVA para a ANATEL pedindo providências só me falavam que a TIM já havia sido notificada e se eu queria REITERAR a reclamação. NADA ACONTECEU. Apenas cancelei a conta sendo que paguei 10 meses sem ter o serviço.

Silvio
Nunca resolveu. Tive uma cobrança da TIM por um serviço que nunca funcionou e sempre quando eu RE- LIGAVA para a ANATEL pedindo providências só me falavam que a TIM já havia sido notificada e se eu queria REITERAR a reclamação. NADA ACONTECEU. Apenas cancelei a conta sendo que paguei 10 meses sem ter o serviço.
Manoel Netto
O governo não se presta a respeitar seu maior contribuinte: o cidadão. O sistema parece ter sido desligado e não encontramos apoio para reclamações dos direitos constitucionais, dai as empresas irão deitar e rolar como já veem fazendo ha anos. O que fazer?
elivania morais
acabei de abrir um chamado na anatel.estamos com um baita problemão por causa da naxtel,na hora de vender um produto eles são uns amores,na hora de cancelar...ai é muuuita dor de cabeça. mesmo depois de pedir o cancelamento,continua chegando contas.não aguento mais essa situação.estou aguardando respostas...vamos ver no que vai dar
jailson f santos
estou tentando ha vários dias e não consigo atendimento to no 1331 como essa empresa pode nos ajuda se nem o telefone dela funciona ia gora pra quem eu ligo pra reclama da Anatel o jeito e chama a patrulha do consumidor celso ruço mano por favor me ajuda
Pablo
Oii a pior operadora !
Regiane
Empresa de merda. Não serve pra nada, nem atendimento básico não tem, quem dirá o resto.
Danielle Fritz
Para tudo gente!!!!!!!!!!!! To tentando ligar para ANATEL nesse numero 1331 e nada so da ocupado ,assim fica dificil não tem mais pra onde correr aff.
Exibir mais comentários