Claro tem pior atendimento telefônico e será avaliada pela Anatel

Agência demonstra preocupação com queda de qualidade no atendimento telefônico, e Claro será monitorada para melhorar avaliação

Lucas Braga
Por
Sede da Claro em São Paulo (Foto: Paulo Higa/Tecnoblog)
Anatel abre processo contra Claro por queda na qualidade de atendimento (Foto: Paulo Higa/Tecnoblog)

A Anatel divulgou nesta quarta-feira (5) os resultados na Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida para o ano de 2022, e a Claro recebeu a pior avaliação para o seu atendimento telefônico. Por conta da nota baixa, a agência abrirá um processo de acompanhamento contra a operadora.

De acordo com Cristiana Camarate, superintendente de Relação com o Consumidor da Anatel, a qualidade do atendimento telefônico chamou atenção por ter a pior avaliação entre todos os serviços. Dessa forma, a agência irá instaurar um processo de acompanhamento contra a Claro, operadora que recebeu a menor avaliação.

Camarate não descarta que processos de acompanhamento também sejam abertos para outras operadoras, e a Anatel irá avaliar a necessidade dessa expansão. No caso da Claro, a superintendência demandará o acompanhamento imediato.

Vale ressaltar que o processo que será aberto contra a Claro é de acompanhamento, e não tem teor sancionatório. A Anatel irá identificar junto à prestadora as causas que ocasionaram a piora na avaliação e eventualmente propor soluções; caso as medidas não sejam adotadas, o processo poderá se tornar em sancionador.

O Tecnoblog procurou a Claro para se manifestar sobre o processo da Anatel, mas a operadora enviou resposta até a publicação da matéria.

Ranking de qualidade no atendimento telefônico

Confira abaixo o ranking de qualidade de atendimento telefônico da pesquisa da Anatel. O estudo segrega as notas para os serviços de banda larga fixa, celular pós-pago, celular pré-pago, telefone fixo e TV por assinatura.

A Claro ficou com nota inferior à média nacional em quatro das cinco categorias. A pior avaliação da tele foi no serviço de banda larga fixa — a operadora lidera o mercado em número de clientes e recentemente lançou um novo plano com velocidade de 750 Mb/s.

Banda larga fixa

OperadoraNota – atendimento telefônico
Brisanet8,14
Unifique8,14
Algar7,05
Gigabyte7,86
Valenet7,04
Sky6,57
Mob6,56
Vivo6,46
Oi6,43
TIM6,15
Claro5,86
Média nacional6,30

Móvel pós-pago

OperadoraNota – atendimento telefônico
Algar7,13
Claro6,44
Vivo6,26
Clientes Oi migrados para Vivo6,24
Clientes Oi migrados para Claro6,10
Clientes Oi migrados para TIM6,09
TIM6,00
Média nacional6,86

Móvel pré-pago

OperadoraNota – atendimento telefônico
Claro7,43
Algar7,35
Clientes Oi migrados para Vivo6,89
Vivo6,81
Clientes Oi migrados para TIM6,78
TIM6,61
Clientes Oi migrados para Claro6,59
Média nacional6,93

Telefonia fixa

OperadoraNota – atendimento telefônico
Unifique8,05
Algar7,17
Vivo7,07
Claro6,73
TIM6,73
Oi6,58
Média nacional6,78

TV por assinatura

OperadoraNota – atendimento telefônico
Unifique8,09
Vivo6,64
Sky6,56
Oi6,41
Claro5,74
Média nacional6,16

Receba mais sobre Claro na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados