Alexandre Hohagen não terá mais que trabalhar de casa. O executivo, que deixou o posto de presidente do Google para a América Latina (e presidente interino do Google no Brasil), trocou o buscador pelo Facebook, e já tem um endereço para chamar de seu. O website Link, do Estadão.com.br, descobriu que o Facebook Brasil foi registrado recentemente junto à Junta Comercial de São Paulo.
Para início de conversa, a razão social do Facebook aqui no país será Facebook Serviços Online do Brasil Ltda. Se algum dia você assinar um contrato em que uma das partes seja essa companhia, pode ficar feliz porque é dinheiro na certa. Ainda não faço ideia de qual será o nome fantasia, se Facebook somente ou Facebook Brasil. Por via das dúvidas, aqui no TB nós vamos adotar a alcunha Facebook Brasil sempre que estivermos falando do escritório brasileiro da rede social.
O endereço da futura empresa será no bairro Paraíso, aqui em São Paulo. Com sorte, será pertinho do metrô, para os futuros funcionários do Facebook Brasil chegarem ao trabalho sem depender do trânsito paulistano, que pode ser definido como infernal. Claro que um heliponto também não seria de se esnobar, para quando Mark Zuckerberg der as caras por aqui. O detalhe é que o endereço é temporário, pois fica no mesmo lugar em que está a empresa de consultoria que está ajudando a trazer o FB para o Brasil.
As operações do Facebook por aqui contam com um investimento inicial de 1 milhão de dólares. Apenas 1 dólares virá da Facebook Global Holding I, enquanto os outros US$ 999.999 têm origem na Facebook Global Holding II.
O Facebook Brasil por enquanto tem apenas um responsável: o advogado Jobelino Locateli, que atua como seu procurador.