Início » Computador » Mac OS X completa 10 anos

Mac OS X completa 10 anos

Avatar Por

A Apple caprichou até na caixa.

O idolatrado Mac OS X, responsável por dar vida aos computadores da toda poderosa Apple, está completando 10 anos de mercado nesta quinta-feira, dia 24 de março. Na caixa estava escrito com todas as letras: "O sistema operacional mais avançado do mundo".

Grande responsável por levar sua empresa-mãe para longe da bancarrota na qual ela se encontrava em meados dos anos 90, o programa teve seu primeiro beta público lançado em setembro de 2000 e sua primeira versão foi disponibilizada para o público final atendia pelo nome de 10.0 Cheetah.

Suas grandes diferenças para o arcaico Mac OS9 eram o kernel baseado em Unix (XNU),  suporte a gráfico OpenGL e, claro, sua interface gráfica que tinha (tem) como grande destaque o dock. Em sua estreia o programa pedia 128 MB de memória RAM e 1,5 GB de espaço em disco dos coloridos iMac "bolinha", Power Mac G4, Cube e dos beges Power Macintosh G3 e Powerbook G3.

Apesar do pioneirismo, a versão 10.0 não ficou muito tempo no mercado. Em 25 setembro de 2001 a empresa da maçã lançou a versão 10.1 Puma, com uma série de correções que oficializaram a plataforma como o sistema operacional oficial dos Macs e enterraram seu antecessor de vez.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@richardylima
Realmente ele é um SO incrível, mas para os que não podem comprar um Mac, não se esquentem muito não, pois a Microsoft criou um SO também encantador, a saber, o Windows Seven. Para mim a melhor criação da MS em toda sua existência.


(Digo isso em conhecimento de causa, tenho um Mac e um parrudo PC com Windows Seven).
@richardylima
O Mac OS realmente é incrível e demasiadamente superior ao Windows até o Vista, pois a partir do Seven não há muita diferença não e em grandes partes, acho que o Seven até superou. O Seven sem sombras de dúvidas é a melhor criação da MS em toda sua história.
Caio Furtado
Parabéns né...
Jean
O Linux é excelente, mas ultimamente o Gnome está copiando a interface OS X na cara dura e entre os dois prefiro o o Mac
Mike Metralha
Prefiro o Linux [TROLLANDOMODEON]
Marcos
Rodrigo tentei ( iMac 27, i5 ) e nada! após a escolha do idioma aparece um aviso dizendo que não pode ser instalado nesse computador...) Vc tem certeza que é possível? Tem o caminho das pedras pra passar aí?... :)
Leandro de Souza
parabeenss a nossa amigaa apple
Rafael The Mist
Como sou um consumidor comum, nunca usei, mas respeito quem usa e não se acha o dono da cocada. Enfim: parabéns.
Rodrigo Cardoso
Cara, no Parallels Não da mesmo, mas no Virtual Box dá!, Tenta la o/
@lcrudo
Uso MacOS desde a sua versão 9, hj com o X é outra coisa.....simplesmente um dos melhores SO...parabéns para a alma da maçã.
Alexandre
e como presente de aniversario o pai do sistema se mandou da apple, coincidencia?

http://tecnoblog.net/60256/pai-do-mac-osx-deixa-apple/
Alex
Tô com o Mac OS desde sua versão 7.5 em 1996. Lembro naquela época que meu coleguinha perguntou se era computador pra crianças pelo design bonitinho. hahah. Agora dez anos do X! Tô véio! Muito bom o sistema atual. Naquela época era de matar!
Marcoscs
nunca usei.
duvido que um dia venha a usar.
Tweener
Eu usei várias vezes, é meio tenso de se acostumar para quem usa windows, mais no final, ele é muito melhor, pena que não to com grana para comprar o Mac do meu irmão :S
Vinícius Andrade
Parabéns... é o que eu tenho a dizer, hehe
Marcos
O que eu mais detesto na Apple é a impossibilidade de rodar sistemas antigos nas máquinas modernas…Só pra se ter uma ideia, se eu quiser instalar o Snow Leopard no meu iMac não dá pra instalar a partir do 10.6!!! Isso é uma cerda!! Gostaria muito de poder instalar o Tiger ( que eu adorava ) numa outra partição aqui, mas é impossível. Nem mesmo através do Parallels isso funciona!!
@brunogdb
Parabéns! Por mais que ele transforme mais MacFags, ele é excelente
@marcolindoso
É um sistema bem bacana. Acho muito bom.
Adriano
Parabéns, mesmo eu nunca tendo usado :)
Guilherme Mac
Faltou dizer que Mac OS X é um sistema UNIX legítimo, com certificado UNIX do Open Group e tudo.