Início » Software » Nokia: uma das empresas que mais contribuiu para o Android

Nokia: uma das empresas que mais contribuiu para o Android

Por
7 anos atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Por ser um projeto open-source, o código-fonte do Android pode ser modificado por qualquer pessoa. E muitas delas gostam de deixar seu nome e endereço de e-mail no campo de commit, que é usado por programadores para registrar alterações no código. Nós já sabemos que é nesse campo que são reveladas algumas das coisas bem interessantes da área de programação, como por exemplo qual linguagem gera o maior número de xingamentos. E não foi diferente dessa vez.

Luis Canas Diaz, um dos pesquisadores da LibreSoft, da Universidade de Madrid na Espanha, resolveu estudar os commits do código-fonte do sistema móvel do Google e acabou chegando a uma conclusão interessante: grande parte das modificações e alterações no Android estão lá por causa da Nokia. Ele pesquisou os endereços de e-mails deixados nos commits e percebeu que 762 deles terminavam em @nokia.com, que (ao menos em teoria) deve ser reservado apenas para funcionários da empresa.

Além disso, ele também descobriu que fabricantes que têm aparelhos Android no mercado não contribuíram tanto quanto a Nokia, que tem o total de zero celulares Android disponíveis para venda. A Sony Ericsson tem pouco mais de 200 registros de contribuições e a Motorola conta com quase 600 registros de modificações, sendo que ambas já vendem aparelhos com o sistema há tempos.

As descobertas do pesquisador estão disponíveis nesse link.

Com informações: Techie Buzz. Dica do Henrique Martin.