Na tradicional disputa dos navegadores temos um panda vermelho — vestido de raposa de fogo, é bem verdade — liderando na primeira posição. É que o Firefox 4 continua desafiando o Internet Explorer 9 junto aos usuários de internet, que têm feito os números do FF crescerem consideravelmente. O mesmo não se pode dizer do IE9.

Pelos dados da StatCounter, apurados pelo coordenador de comunidades da Mozilla, o Firefox 4 está bem na frente, chegando a quase 14% de adoção no mercado. Enquanto isso, o Internet Explorer 9 está pouco acima dos 4% de participação.

Comparativo de uso do FF4 e IE9. (fonte: StatCounter)

A vantagem da Mozilla está na capilaridade de seu software. O Firefox 4 roda tanto em Mac como em Windows. No sistema da Microsoft, funciona no Windows XP, Windows Vista e Windows 7. Enquanto isso, o IE9 foi liberado somente para Windows Vista e Windows 7 (nem pensar em Mac).

Como você pode observar no gráfico, a adoção do FF4 cresceu ainda mais quando ele foi incluído no Firefox Update, quando uma nova versão do Firefox é oferecida a todos os usuários de versões mais antigas. Não houve disparada similar quando o Windows Update começou a oferecer o IE9.

“Hoje, e no futuro previsível, a Microsoft será a número três em termos de uso entre os navegadores modernos”, escreveu o coordenador. Realmente, a MS enfrenta uma forte concorrência da Mozilla e do Google, com seu Chrome. É notório nas estatísticas do TB que o Chrome aparece em primeiro lugar, como navegador mais usado, seguido de perto pelo Firefox.

Com informações: ZDnet.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

chris
muito bom o firefox!
daniel
Eu acho que não perceberam que isso é normal tendo em vista que o IE já vem instalado no windows!
Caio Furtado
Não é muita novidade...
Flavio
Claro! O FF é melhor!
Thiago Sabaia
Como dizem por ai, O Internet Explorer ainda é o navegador mais usado... para baixar outros navegadores.
Thássius Veloso
Por favor, mantenham o alto nível da discussão. Ou seremos obrigados a remover futuros comentários.
JDS
OMG... De onde saiu esse cara??
@andradevini
O problema do IE9 é quem o fez. E a maioria do pessoal é anti-microsoft, aí já sabe. E o Firefox é o "queridinho" da população, porém está perdendo o lugar para o Chrome. Ou já perdeu.
Sondador
LOL... Que comédia... Eu quando me refiro a benchmarks, é caseiros, não vou á WEB procura-los! Sabe-se lá quem os fez, algum noob, mais que certeza. Btw, já vi que és lame. Vais-me mostrar benchmarks dum browser que não é a última versão, e nem foste tu que os fizeste. Eu para te calar a ti e a qualquer um que aí apareça até posso fazer um broadcast enquanto faço o bench aos browsers. Tou a rodar : Chrome 12.0.742.30 dev-m + WIN7 X64 + about:flags= all enable. Não é chrome, 10 como aparece aí nos teus sites. E para ti que já vi seres fã do FF, o único browser que está muito perto do chrome é OPERA, e gosto muito delo admito, só não o troco pelo chrome, pk o chrome é clicar no ícone e ja tou a navegar, enquanto o OPERA demora algum tempo a abrir. Uma dica, um noob como tu deves ser, não faz testes e não sabe ter opinião própria, é mais facil ir a net procurar e o que aparecer é o que tu acreditas. Fica sabendo eu não vou na conversa de ninguém, sei muito bem o meu conhecimento, o que mais anda aí na rede são nobiças como tu, quando me refiro a ti, refiro-me a muitos mais, pois é só nabiças na rede, hje em dia. Veem um filme de youtube a dizer uma cena e já pensam que percebem. Eu faço os testes!!!!! BTW, se kiseres eu faço os testes á tua frente! *Não vou dar mais conversa a ignorantes, pois irão-me ganhar em experiência própria.
Clóvis
http://download.cnet.com/8301-2007_4-20047314-12.html
alberto
Se for fazer benchmark o Chrome deve ganhar com alguns picossegundos de vantagem. Já no mundo real não vejo diferença, mesmo o 3.6, 4.0 ou Chrome parece igual por aqui.
alberto
Eu uso esse, o link aparece "desencurtado" no menu de contexto: http://br.mozdev.org/migre.me
Paulo Freitas
Pois bem, voltei. Encontrei mais estes: https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/therealurl/ https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/expand-short-url/ https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/enlarge-your-link/ Creio que o primeiro ainda seja o melhorzinho.
Paulo Freitas
Vamos aos benchmarks então: PCMag.com - Chrome 10, Firefox 4.0, or IE9? Before the latest IE and Firefox releases, speed was Chrome's exclusive story among the three. But it's gotten to the point where all three have amped up speed in JavaScript nearly to parity. [...] On three heralded JavaScript benchmarks, each browser wins one—IE9 wins SunSpider, Firefox wins its own Kraken, and Chrome wins on Google's V8. [...] All three browsers are fast, trim, and up-to-date with standards support, and all are good choices. CNET - Benchmark battle: Chrome vs. IE vs. Firefox Os gráficos valem mais do que mil palavras. Tom's Hardware - Web Browser Grand Prix 4M Citando apenas as conclusões finais, testaram absolutamente tudo: Performance Placing: When judging by pure speed, Microsoft Internet Explorer 9 is still the champ, taking in ten first-place finishes. This is despite being excluded from the WebGL tests, where second-place finisher Chrome 10 and third-place finisher Firefox 4 were guaranteed two extra first- or second-place spots each. Opera 11.01 drops to fourth and Safari 5.04, the oldest browser here, ranks last. Efficiency Placing: Chrome finishes first in our efficiency results; Firefox comes in a close second. Internet Explorer is third, followed by Safari and then Opera. Conformance Placing: Rivals Google Chrome and Opera tie for first place in standards conformance. Another set of rivals tie for second place: Microsoft Internet Explorer and Mozilla Firefox. Safari 5, the oldest browser in the WBGP, places third. IEBlog - Browser Power Consumption Neste teste inusitado da Microsoft, o IE9 sai na frente no consumo de energia (claro, doh!), mas mostra que entre o Chrome 10, Firefox 4, Opera 11 e Safari 5, o Firefox 4 é o que está mais próximo do IE9 (muito próximo por sinal). Satisfeito ou a gente continua postando benchmarks? (tem vários outros)
Paulo Freitas
Unibanco continua sendo Unibanco apesar de ser Itaú. O Internet Banking do Itaú mesmo não precisa de nada disso. Acesso minha conta em qualquer computador sem precisar pedir permissão. :)
Exibir mais comentários