Início » Internet » Muambator é bloqueado pelos Correios [atualizado]

Muambator é bloqueado pelos Correios [atualizado]

Por
8 anos atrás

Há algum tempo fiz um artigo sobre um genial serviço brasileiro para quem faz muitas compras na web, chamado Muambator. Ele serve para rastrear e avisar (usando diversos meios diferentes, como Twitter, e-mail ou RSS) quando um pacote enviado pelos Correios muda de status. É um site deveras útil e que surgiu para preencher uma lacuna que não era oferecida pelo próprio serviço postal brasileiro. Ou ao menos era.

Ontem alguns leitores do TB nos avisaram que o Muambator havia parado de funcionar. Um post no blog oficial do serviço explica exatamente o porquê: o IP usado pelos servidores do Muambator foi bloqueado pelos Correios, impedindo que ele capturasse as informações e atualizasse dados de pacotes dos usuários do serviço.

Para tentar contornar o bloqueio o desenvolvedor Felipe Kellermann, criador do aplicativo Pacotes (que usa o Muambator como sua espinha dorsal) para iOS avisou no seu perfil no Twitter que pretende usar servidores proxy para fazer o serviço continuar na ativa. Apesar disso, seu parceiro em desenvolvimento e idealizador original do Muambator Cícero Rolim diz no post que “não está disposto a encarar um jogo de gato e rato” contra os Correios.

O bloqueio parece ter mesmo como alvo o Muambator, visto que outros serviços similares como o TwitCorreio e o Encontre Seu Pacote aparentemente continuam funcionando sem problemas.

Já entrei em contato com a assessoria de comunicação dos Correios questionando sobre o bloqueio. Assim que tiver uma resposta, esse post será atualizado.

Atualização às 16:40 | Em um telefonema, a assessoria dos Correios informou ao TB que o problema foi repassado para os setores de tecnologia e também de segurança da empresa. Segundo eles, será necessário mais tempo para descobrir o que aconteceu, não descartando a possibilidade de um bloqueio equivocado. Uma resposta mais concreta sobre o problema será dada até a terça-feira da semana que vem.

Atualização às 09:50 do dia 12/05 | Antes mesmo de receber uma resposta oficial dos Correios, o criador do serviço Cícero Rolim já disse ter burlado o bloqueio e colocou o serviço de volta à ativa.

Mais sobre: ,
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.