Início » Internet » Muambator é bloqueado pelos Correios [atualizado]

Muambator é bloqueado pelos Correios [atualizado]

Avatar Por

Há algum tempo fiz um artigo sobre um genial serviço brasileiro para quem faz muitas compras na web, chamado Muambator. Ele serve para rastrear e avisar (usando diversos meios diferentes, como Twitter, e-mail ou RSS) quando um pacote enviado pelos Correios muda de status. É um site deveras útil e que surgiu para preencher uma lacuna que não era oferecida pelo próprio serviço postal brasileiro. Ou ao menos era.

Ontem alguns leitores do TB nos avisaram que o Muambator havia parado de funcionar. Um post no blog oficial do serviço explica exatamente o porquê: o IP usado pelos servidores do Muambator foi bloqueado pelos Correios, impedindo que ele capturasse as informações e atualizasse dados de pacotes dos usuários do serviço.

Para tentar contornar o bloqueio o desenvolvedor Felipe Kellermann, criador do aplicativo Pacotes (que usa o Muambator como sua espinha dorsal) para iOS avisou no seu perfil no Twitter que pretende usar servidores proxy para fazer o serviço continuar na ativa. Apesar disso, seu parceiro em desenvolvimento e idealizador original do Muambator Cícero Rolim diz no post que “não está disposto a encarar um jogo de gato e rato” contra os Correios.

O bloqueio parece ter mesmo como alvo o Muambator, visto que outros serviços similares como o TwitCorreio e o Encontre Seu Pacote aparentemente continuam funcionando sem problemas.

Já entrei em contato com a assessoria de comunicação dos Correios questionando sobre o bloqueio. Assim que tiver uma resposta, esse post será atualizado.

Atualização às 16:40 | Em um telefonema, a assessoria dos Correios informou ao TB que o problema foi repassado para os setores de tecnologia e também de segurança da empresa. Segundo eles, será necessário mais tempo para descobrir o que aconteceu, não descartando a possibilidade de um bloqueio equivocado. Uma resposta mais concreta sobre o problema será dada até a terça-feira da semana que vem.

Atualização às 09:50 do dia 12/05 | Antes mesmo de receber uma resposta oficial dos Correios, o criador do serviço Cícero Rolim já disse ter burlado o bloqueio e colocou o serviço de volta à ativa.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Geeko Digerati
Os correios são um lixo, serviço, SAC e propriamente o envio.
Andy-San
Eles querem bloquear o Muambator por conta da própria incompetência em entregar as encomendas no tempo estimado. O usuário descobre que suas mercadorias já estão a meses liberadas pra entrega e essas tartarugas reumáticas não conseguem fazer o único serviço que dá sentido a sua existência: Fazer o serviço postal. Como se isso fosse funcionar, uma vez que dispomos de 17track, track it online, etc... Se vocês Correios, não prestam pra cumprir o papel pelo qual vcs existem, então vocês não prestam pra nada! Tomem vergonha na cara.
Gino Canester
Prefiro o linkcorreios.com.br, é só colocar objeto depois da URL, não precisa se cadastrar etc...
LOL

daqui a pouco querem cobrar uma taxinha pra poder ver aonde sua mercadoria se encontra... porcaria de empresa. como o juliano falou é muita politicagem nessa empresa.

Brasileirao
daqui a pouco querem cobrar uma taxinha pra poder ver aonde sua mercadoria se encontra... porcaria de empresa. como o juliano falou é muita politicagem nessa empresa.
Juliana Ayres
Já voltou a funcionar esse site?
Marcos
Utilizo o site www.meusedex.com.br, me envia através de SMS e email. Muito bom.
eumesmo
Que casas são mais interessantes de ser assaltadas????? Acorda, o rastreamento dos correios não diz o destino específico das encomendas! Só a cidade e estado!
Jairo
Eu nem sabia desse serviço MUAMBATOR... LEGAL.. nome sugestivo...
Jairo
Muambator de novo... humm...
Juliano Leme
Muita politicagem nos correios, fazer o que dependemos deles, bem que poderiam existir mais empressas que prestam os mesmos serviços acabar com esse monopolio e melhorar a qualidade nas entregas.
Emmanuel Fotógrafo
Senhores, ninguém vai privatizar os correios e contratar os caras do Muambator... da próxima vez eu uso a tag #ironic. Em 1985 vc´s tinha telefone? Eu não... hoje eu tenho. Comparação simples e não-esquerdista. Quanto às empresas de telefonia, sempre foram e sempre serão uma merda aqui no Brasil... por N motivos, mas a privatização nada tem a ver. @Renato: "vai estudar" é um bom argumento. =)
Bruno
A telefonica eh uma bosta, mas acho q é muito melhor que a telesp foi...financiamento de telefone Rules neh, o cara juntava dinheiro pra comprar um carro e um telefone...e ficava a vida pagando isso!..além de esperar 1 mes pra vir instalar!
Bruno
Não é porque ele é o "menos pior" que iremos ficar contentes! Pelo preço que cobra, deveria ser muuuuuuuuito melhor..muito caro!!!
Saulo Benigno
Eu vou ficar esperando até a terça feira. Fiquei curioso na resposta dos Correios...
Exibir mais comentários