App dos Correios permite pagar Sedex e PAC para agilizar postagem
Aplicativo dos Correios permite pagar Sedex ou PAC via cartão de crédito; por ora, recurso funciona apenas em Brasília
Aplicativo dos Correios permite pagar Sedex ou PAC via cartão de crédito; por ora, recurso funciona apenas em Brasília
Os Correios anunciaram algumas atualizações em suas plataformas digitais. Uma delas envolve o aplicativo Correios para Android: por meio da ferramenta, o usuário terá a opção de pagar postagens de encomendas nacionais via Sedex ou PAC para agilizar o seu atendimento nas agências.
Para usufruir desse recurso, é necessário ter cadastro no serviço Meu Correios, que pode ser feito via web ou a partir do próprio aplicativo.
O cadastro simples requer apenas nome, CPF, e-mail, número de celular e senha. Mas a função de postagem exige que o cadastro seja complementado com a inserção de pelo menos um endereço físico.
Após concluir essa etapa, basta fazer login no aplicativo e abrir a opção Postagem de Encomendas. No passo seguinte, é necessário inserir as informações da postagem e escolher a modalidade de envio (Sedex ou PAC).
Em seguida, deve-se realizar o pagamento, que pode ser feito via cartão de crédito, e seguir as orientações para imprimir o rótulo do objeto a ser postado.
A etapa final consiste em levar o objeto até uma agência dos Correios, obviamente. Os dados de remetente e destinatário serão checados ali, bem como as dimensões do pacote. Se estiver tudo certo, a postagem será concluída.
De acordo com os Correios, esse procedimento reduz o tempo de atendimento ao usuário na agência de modo significativo.
Mas há duas limitações importantes. A primeira: a nova função só é valida para postagens realizadas a partir da rede própria de agências dos Correios. A segunda: por hora, postagens agilizadas pelo aplicativo estão disponíveis apenas em Brasília.
Mais um detalhe: no momento, o recurso funciona apenas no app Correios para Android.
O Tecnoblog perguntou aos Correios se há previsão para a nova funcionalidade do app ser liberada em todo o território nacional. Em resposta enviada na tarde desta sexta-feira (21), a empresa respondeu que tem planos de liberar a função em todo o Brasil até o final de 2021, incluindo agências terceirizadas.
Além das agências próprias em Brasília, a função de postagem do aplicativo está sendo testada em Campinas (SP) e deverá, na próxima etapa, ser disponibilizada em todo o Estado de São Paulo.
Atualizado às 16:15 com a resposta dos Correios.