Uma nova forma de buscar coisas dentro do Google Maps (ou Google Mapas, no nome comercial para o português). Foi apresentado ontem o recurso de reconhecimento de voz integrado à pesquisa de mapas do Google, especialmente para quem tem preguiça de digitar o nome do lugar cuja localização deseja conhecer.

É só falar e torcer para que o Google entenda corretamente os termos.

Pouco a pouco, o Google vai inserindo o reconhecimento de voz nos seus variados produtos de busca. Em junho a página inicial da empresa já havia ganhado o botão para acionar a busca por voz.

De acordo com a companhia, a busca por voz é particularmente interessante para quando o internauta não sabe digitar o nome daquele lugar que ele tanto procura. Em português eu não consigo pensar em nada muito difícil, mas certamente eu teria dificuldade em escrever “Dietzenbach”, nome de uma cidade da Alemanha (“Deutschland”, outra palavra difícil).

Nos testes que eu fiz aqui, a busca comandada por voz no Google Maps até que se saiu bem para lugares comumente buscados, como a Avenida Paulista ou o parque Ibirapuera. No entanto, tive que tentar algumas vezes para que o sistema de reconhecimento do Google entendesse o meu endereço no Rio de Janeiro.

O Google avisa que a busca por voz está disponível somente no Chrome — eu bem tentei, mas nada de Firefox. Em tese, funciona somente no Google Maps em inglês, mas se você entrar no google.com/maps e começar a falar, ele tenta achar localizações em português.

Relacionados

Escrito por

Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Thássius é editor do Tecnoblog, comentarista da CBN, palestrante e apresentador de eventos. Já colaborou com Jornal Nacional e GloboNews, entre outros veículos, e ganhou o Prêmio Especialistas em três ocasiões. Pode ser encontrado como @thassius nas redes sociais ou pelo site thassius.com.