Início » Aplicativos e Software » Ubuntu 11.10 Beta 1 disponível para download

Ubuntu 11.10 Beta 1 disponível para download

Avatar Por

Mantendo o calendário em dia, a Canonical liberou ontem mais uma versão de testes do Ubuntu 11.10, agora em versão Beta. Ou seja, a partir daqui já podemos ter uma ideia clara, para melhor e para pior, do que veremos na versão final do sistema, quando ele for lançada oficialmente em outubro desse ano.

Botões de controle que desaparecem. Você também vai odiar isso... (via OMG! Ubuntu!)

Uma das mudanças que mais gerará controvérsia: a partir de agora, se uma janela estiver maximizada, os botões de controle (os conhecidos maximizar, minimizar e fechar) desaparecem, voltando a aparecer se você deixar o mouse por cima da barra de títulos. Pessoalmente, achei a ideia bem ruim, e pode gerar muita confusão com os usuários, principalmente aqueles que estão migrando de outros sistemas operacionais. Pode ser que no final das contas essa mudança acabe se mostrando uma ótima ideia, mas até o momento considero isso uma bola fora do time de designers da Canonical.

Além disso, outras mudanças merecem nota:

  • Dash completamente redesenhado. Agora está mais fácil filtrar programas e aplicativos;
  • O Alt+tab também foi redesenhado, e agora mostra miniaturas até mesmo de janelas que estejam minimizadas;
  • GDM completamente substituído pelo LightDM. E com um visual compatível com o Unity;
  • A Central de Programas sofreu diversas melhorias e também ganhou um novo layout;
  • Durante a instalação, é possível tirar uma foto ou usar uma imagem para usar no perfil que está sendo criado;

Além, é claro, das óbvias correções de bugs (com novos aparecendo) e da atualização dos programas mais comuns. No vídeo abaixo você pode ver algumas das novidades do Ubuntu 11.10 Beta 1:

(Vídeo no YouTube)

O download do Ubuntu 11.10 Beta 1 pode ser feito no site do projeto. Como sempre, lembramos que essa é uma versão de testes, bugs existem aos montes, e usá-la em um ambiente de produção pode abrir portais para outras dimensões. Evitem isso ao máximo.

Com informações: OMG! Ubuntu!

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ramon Melo
Claro, afinal não existe nada mais funcional do que programas empilhados em um único menu escondido num botão. Pena que tamanha funcionalidade não será mantida no Windows 8, por que será...?
Turdin
Errr, o w7 é mais bonito e funcional que o GNOME clássico.
Henrique Picanço (@henriquepicanco)
Eu estou usando o 11.04 no meu computador agora, e o sistema é impressionantemente estável. Espero que essa nova versão não me traga novos problemas, pois o meu hardware é meio velho já...
Guilherme Mac
Ubuntu 7.x é antigo :P
@andrelinod
Eu nunca usei o unity, mas eu acho a interface muito boa tbm... eu entendo que as pessoas reclamam de customizar, e etc, mas a vantagem do linux é isso né, não gostou troca. Eu só to esperando meu hd novo chegar pra formatar e instalar o ubuntu com unity em dualboot com W7! Vamos experimentar ver o que da!
Francklin
Provavelmente sim, mas se não funcionar assim vá na central de programas e veja de tem a opção de atualizar. Tópico: Gostei das mudanças e vou me acostumar rápido como sempre acontece no ubuntu.
7megas
Eu vou testar a criança agora a tarde! :-)..
Claudio H.
Particularmente eu julgo o Ubuntu como sendo o segundo melhor SO. Perdendo apenas para o Lion. Só não utilizo ele como padrão por falta de compatibilidade com diversos programas que eu necessito para trabalhar (como photoshop, por exemplo). Existem até boas alternativas, como o Wine, mas mesmo assim o desempenho do programa deixa a desejar. Uma pena.
@EmanuelSchott
Não consigo mais usar Gnome 2.. O Unity e o Gnome-shell aproveitam melhor a tela do computador. Qnd uso o Gnome Classico, tudo parece apertado na tela. Uma pergunta, se eu der um "apt-get update" no ultimo Alpha eu ja atualizo pro Beta sem precisar baixa-lo novamente né?
@EmanuelSchott
Simples, instale o Gnome Clássico e pronto... Quer algo mais bonito e funcional no XP ou mesmo no 7?? Chupe o dedo!!!
Scheldon
De boa, alguém ainda usa o maximizar/minimizar
@EmanuelSchott
Só dar um "sudo apt-get install gnome-shell" no terminal.
bawlaw
legal.. vai ter opção de escolha para o Gnome-shell?? para quem nao sabe o Gnome-3 tem uma opção que deixa bem parecido com o gnome-classico, com direito à 2 menos na parte superiror esquerda.
Smess
Ainda prefiro o bom e velho Ubuntu 10.10 mais tranquilo e mais estável. Não aprovei muito o Unity e Gnome3. Ainda precisam melhorar bastante do desempenho e na interface.
Kadu
Não achei nenhuma utilidade para ocultar os botões de comando da janela. Há alguma mudança útil na usabilidade? Ou é só questão de estética?
Kadu
Você deveria experimentar o 7 :)
alissonnove
Não gostei do Unity, mas vou testar, sei lá, vai que cola dessa vez. Ah, e acho que não é uma coisa estranhas os botões desaparecerem, pois o Ubuntu em si já é estranho. :D
alissonnove
Mas é claro.
JoseRenan
realmente é um incomodo o desaparecimento do maximixar e cia. No entanto a tela fica até mais limpa sem o menu e os botões
@clovispedreira
Gnome3 eu nunca usei. Unity eu odiei com todas as forças no início.... depois que passou o choque me acostumei e hoje até gosto :p
J. Neto
Tem gente que fala fala, mas nunca sequer usou o unity/gnome3 - pra essas pessoas, um vídeo no youtube já justifica a opinião tomada.
issamu
Pra mim não vai fazer muita diferença essa mudança nos botões de controle, não sei onde poderia haver controvérsia. Pra quem é novo no Ubuntu, o sistema em si (botões de controle integrados a barra de status) pode parecer estranho, e com certeza não agrada muita gente.
@Jvmr1
To afim de baixar mas tenho uma duvida: se baixar pelo proprio 11.04. como se fosse uma atualização, ele formata ou seus dados continuam? RESPONDE AE URGENTE
Diogo
Particularmente gosto do unity... torço cada vez mais para o crescimento do ubuntu!
Gaba
Gostei... Só não gostei de sumir os botões de controle, no mais... pra mim ta show!
Lucas Meneses
AHHH Unity Nããããão!!!
manolo
Pra começar, eu não gostei do Unity. Depois, tem o Gnome 3, que é bem estranho. Agora, botões de controle que desaparecem? WTF. Às vezes eu acho o Windows XP tão simples e funcional..
@franksilvestre
Será que nesse vai funcionar o Gnome3?