O Windows 8 Developer Preview está aí para quem quiser baixá-lo (de graça). Apresentado na semana passada, a versão preliminar do próximo sistema operacional mostra bastante do que podemos esperar do visual Metro, a interface específica para tablets e dispositivos com touchscreen. A distribuição dos aplicativos para Metro, porém, não será tão desregulado como estamos acostumados no Windows.

Tudo sobre: Windows 8

Menu Iniciar no Windows 8 | Clique para ver maior

As informações de que dispomos até agora revelam que a Microsoft planeja manter um controle maior dos aplicativos rodando sobre a interface Metro. Qualquer pessoa no mundo pode publicar e vender um software para Windows sem que a empresa liderada por Steve Ballmer fale qualquer “ai” acerca do assunto. Mas, se for com o novo visual, deverá ser aprovado pelos avaliadores da companhias. Agora sim a MS tem um bom motivo para colocar no ar a sua tão aguardada Windows Store.

A loja de aplicativos da Microsoft, seguido os indícios até agora, será como a App Store da Apple. Antes de um aplicativo ser liberado por lá, terá que passar por averiguação da companhia. Se oferecer alguma vulnerabilidade, fica de fora.

Acima de tudo, a Microsoft planeja cobrar para publicar apps na Windows Store. A tarifinha considerada para o serviço é de 30% sobre o preço final do aplicativo. Na ponta do lápis, o desenvolvedor embolsa 70%, enquanto a MS fica com o restante. Essa é a mesma política adotada pela Apple — esquema 70/30 do qual Steve Jobs gosta tanto de propagandear.

Os desenvolvedores ainda terão de pagar uma taxa anual para permanecerem na lista de programadores cadastrados pela MS.

De olho na segurança, que continua sendo apontada como um ponto fraco do Windows, a companhia promete escanear todos os códigos enviados em busca de vírus e malware. Se algo de suspeito for encontrado, já era. O app sequer chega às vitrines da Windows Store.

Como eu sei que tem muito desenvolvedor que lê o Tecnoblog, deixo a pergunta no ar — É justo cobrar 30% do preço final para publicar um app Metro na Windows Store?

Observação: Assim como os amigos do Gemind fazem, nós vamos adotar por aqui “app Metro”, “aplicativo Metro” ou “aplicativo com visual Metro” para falar dos apps para Windows 8 que rodam especificamente com a interface Metro UI.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fer
Merda porque adora roubar (crackear um programa é roubo) ou por achar lindo icones voando pela tela!
Fer
Não, pois o Android é justamente para os Losers do mimimi!
Luiz Alberto Franco
Não vejo motivo pra não ser assim. Tomo como exemplo a Apple. Depois do lançamento do Lion, veio Junto a Mac app store, uma nova fonte de lucro pra Apple. Como consequencia o preço do Lion caiu bastante
Blek Zarioky
Boa piada, essa sua. A chance disso acontecer é...uhh. Acho que já deu pra sacar.
@Danilo_Carv
A ideia da App Store é interessante, desde q não seja a única forma de instalar apps. Outra coisa: pra mim preço alto de um produto ou serviço não serve como desculpa pra recorrer à pirataria. São poucos os programas pagos que não têm pelo menos um open source/free como concorrente. A exceção são os jogos, claro. Não quer pagar pelo Windows? Usa Linux. Precisa editar imagens mas não pode pagar pelo Photoshop? O Gimp faz tudinho q o programa da Adobe faz e de graça. Desenho vetorial sem Corel Draw? Inkscape. Pra quer piratear Winzip se tem TUGzip e milhares de outros gratis? Não quer pagar por um app? Procura um que faça o mesmo, mas que seja gratis. 90% das vezes vc vai achar. De pior qualidade e/ou lotado de propagandas, mas é de graça. Quer algo melhor? Paga. E mais: jailbreak? Se vc não gosta da política da Apple com os apps do iOS, não devia ter comprado um iPhone/iPad.
Yangm
Quando que sai o Cydia para windows 8? Eu é que não vou pagar taxa anual, taxa de 30% e "programa de fazer programa" para uma coisa que eu nem sei se vai para frente.
Yangm
Não. O 0 não pode ser patenteado.
Rafael
Dessas "App Stores", a primeira a ser lançada foi a XBOX LIVE (15/11/2002), que funciona no esquema 70/30 desde seu lançamento. A Apple lançou sua "App Store" em 10/07/2008, no mesmo 70/30. Sobre copiar, sempre dizem que a microsoft copiou muitas coisas no windows7... como podem ver, completamente iguais: WINDOWS 7: http://bit.ly/n2jbPH MAC OSX: http://bit.ly/mQIo1R Alias, o Tio Jobs deixa isso bem claro em sua biografia "a arte de copiar e colar". :) Como diz um amigo: "O Tio Jobs só sucesso agora por o tio Bill não está mais em cena."
@pedrocipoli
Ridículo. A Microsoft vai punir usuários e desenvolvedores financeiramente por sua própria incapacidade de cuidar da segurança do sistema. Fora a falta de vergonha de copiar o acordo de vendas da Apple. Eu é que não vou querer um tablet com Windows 8.
@zRAFAz
Bem, que a MS queira copiar esse estilo tudo bem, mas e a "Developer Suite" do Windows será distribuída de graça? A Apple sempre teve a Dev Tools gratuita na instalação do SO pra quem quiser usar... Vc só paga pra participar do programa de desenvolvedores... E se quiser usar a App Store paga a taxa (para iOS não tem escolha, mas para OS X vc usa a APP Store se quiser). No windows até onde eu sei, quase todos aplicativos de desenvolvimento (estou falando de suítes completas e poderosas, não appzinhos free) são pagos (e absurdamente caros - estou falando de vias legais, não de que vc pode ter o pirata)... enfim... cobrar a suite + programa dev + venda é mais do que 70/30... O povo tem que pressionar a MS nisso daí... Ela tem que dar a ferramenta de trabalho completa e de graça... Senão daqui a pouco o povo está pagando (mais do que já teoricamente paga) para desenvolver pra windows...
@zRAFAz
Já usou para falar? Só se pode falar daquilo que já usou... A App Store para mim é tão inútil quanto o jogo de xadrez que vem no mac... É apenas uma loja para leigos, nem tudo está lá, mas existem sites específicos de Apps que tem de tudo... www.macupdate.com por exemplo... Isso sobre o OS X. Para iOS vc tem jailbreak e afins...
j2k
acho que não há porque ter polemica: se eles terão que avaliar os aplicativos, isso demanda um custo pra eles (pessoal, treinamento etc.). Claro que, diante disso, é completamente normal cobrarem alguma coisa. Eu nunca achei absurda a cobrança feita pelas outras empresas (Apple, Google...).
j2k
seria um completo absurdo não aceitar apps gratuitas
@TatoGomes
Só eu acho que esse Windows não "decola" pra desk? Esse precisa muito do touchscreen e nem todos dispõem de um monitor destes... Eu instalei no meu note e tive a certeza de que gostaria de tê-lo no meu próximo... Tablet. E só.
@gribeiro_dev
Se a Microsoft tá afundada, tamo tudo fudido, né? Acorda, rapá. A microsoft ainda tem dinheiro suficiente pra enfiar no rabo (lembre-se do Skype).
Exibir mais comentários