Os programadores da Mozilla ainda estão, por incrível que pareça, batendo a cabeça no teclado tentando descobrir uma forma de implementar o suporte a sistemas de 64 bits na versão estável do Firefox. Enquanto isso um grupo de desenvolvedores se aproveitou do fato do navegador ter o código aberto, implementou essa funcionalidade e liberou um novo navegador. Ele é chamado de Waterfox e na semana passada a versão 10 do programa foi publicada.

O foco, como eles mesmos dizem, é a velocidade. O principal diferencial do Waterfox é ser mais rápido do que o Firefox, obviamente se comparado com sistemas de 32 bits. A nona versão do sistema implementa não só as últimas novidades e correções de falhas do Firefox 9 como também entrega um código menor – taí outra coisa que a Mozilla poderia aprender com esses caras.

Não consegui baixar, então o crédito da screenshot acima é do Lifehacker

O Waterfox 9.0 está disponível apenas para Windows e pode ser baixado gratuitamente nesse link. Ele exige a instalação do pacote Visual C++ 2010 Redistributable (também disponível na página) e se atualiza com a mesma frequência que o Firefox. Outra vantagem é que os desenvolvedores também implementaram nele o suporte a perfis e extensões do navegador da Mozilla. Isso quer dizer que seu histórico e extensões vão estar disponíveis assim que o programa for aberto.

Se você encontrar algum erro no caminho, esse FAQ deve ajudar a solucionar alguns dos principais vistos pelos desenvolvedores.

E quando o suporte a arquiteturas de 64-bits vai chegar no Firefox? O pessoal do Gemind lembrou: apenas na versão 10 do navegador. Mas vale lembrar que a promessa inicial da Mozilla era de entregar esse suporte no Firefox 8, então não se surpreenda se ocorrerem mais atrasos. Até lá, se você quiser uma versão oficial do Firefox com esse suporte, terá de se contentar com uma das versões não-terminadas, no canal Nightly do navegador.

Com informações: Lifehacker.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Le000

Caraca... ta na versão 50.0 hoje kk

leo2505
Caraca... ta na versão 50.0 hoje kk
Bruno Santos
2016, e até agora...
Jacson Luis Krötz
Correção do link de download -- Provavelmente os desenvolvedores resolveram hospedar no source forge para aprimorar o download do mesmo. http://sourceforge.net/projects/waterfoxproj/files/
Arion
Então é uma ideia bacana. De portar o fiefox para 64Bits, mas se bem.... que para Linux já exisita a Muuuuuuiiiiiito tempo uma versão para 64bits. que já vem inclusive com as distribuições, um exemplo claro disso é o Unbutu. Se voçe pegar a versão da .ISO para 64Bits, todo o sistema operacional, desdo Kernel até os programas já são copilados para 64bits, tanto Intel64 quanto Amd64. Mas a fundação Mozilla no site oficial não dispobiniza binarios para Windows em 64bits, pór conta que existe muitos plugins que estão copilados para 32Bits. para manter uma certa compatibilidade com os plugins se dispobiliza nesse formato além de outros detalhes.
joao carlos
não deu ceto aqui :(
Yuri
Gostei não, ele parece pesado, lento, não vi nenhuma melhoria pra FireFox 12 (é mais rápido).
jrk
Nem vou testar, se não tem oficial ainda é porque deve estar altamente bugado.
@shootmeagain
Usando e gostando.
Guilherme Macedo C.
em about:config procure por agent ou faço como no Ubuntu: http://sinapseslivres.com.br/2011/11/mudar-user-agent-do-firefox-no-ubuntu/
Paulo
Ter tem, só não é lançada ao público. http://nightly.mozilla.org/ E vi adoradores do Chrome tacando pedra na Mozilla por isso quando o próprio Google tá em situação semelhante.
Rafael
E daí? O Fx também não, essa é uma versão não-oficial.
Rafael
Gente isso é brincadeira? A Opera lançou uma build no labs.opera.com esses dias que introduz 64-bit (e plug-ins em um processo separado), mas o post nos sites de tecnologia é sobre uma versão não-oficial do Firefox? Tá né...
Forbidden_404
Baixei o Waterfox, é igual ao Firefox, só não testei mesmo pra saber a velocidade, o chrome ainda é mais prático pra mim, pelos aplicativos e tudo mais.
Júlio Netto
Achei bem rápido aqui, mas acho que vou ficar com o Firefox. Só to com medo de desinstalar ele, como o colega acima disse, não sei se vai perder as configurações do Firefox.
Exibir mais comentários