Início » Aplicativos e Software » Canonical anuncia Ubuntu TV

Canonical anuncia Ubuntu TV

Avatar Por

Ao contrário do que indicavam os rumores iniciais, o anúncio da Canonical na CES desde ano não foi um smartphone, mas algo bem maior. Especificamente, algo por volta de 40 polegadas maior: uma TV rodando uma versão do Ubuntu, com vários recursos especiais.

A Ubuntu TV é apenas o primeiro passo para o projeto de dominação mundial que a Canonical já havia anunciado meses atrás, e ao que parece a proposta de levar o Ubuntu a todos os dispositivos possíveis é séria. Com o slogan "TV para seres humanos" a proposta é bater de frente com a Apple e o Google, que também pretendem oferecer soluções parecidas.

Será que vai dar pra instalar o GNOME?

A interface da Ubuntu TV é bem familiar com o Unity, mas com algumas adaptações para que o usuário possa navegar entre filmes e programas de TV, assistir filmes no YouTube e mais, muito mais. Para o usuário que já se acostumou ao Unity, usar a Ubuntu TV será a coisa mais simples do mundo. Para o usuário que nunca tocou no Ubuntu, talvez leve uns cinco minutos para entender a interface.

Mais: Teste agora mesmo Ubuntu TV seguindo esse tutorial

Há outros recursos interessantes na Ubuntu TV. Usando o Ubuntu One, será possível compartilhar arquivos entre aparelhos com iOS, Android e o próprio Ubuntu. A Ubuntu TV separa sugestões de filmes e séries para assistir por usuários, assim como é possível separar listas de execução por usuários também. Ou seja: Você, seu filho e sua esposa podem ter perfis diferentes dentro da Ubuntu TV.

Embora ainda não exista nenhuma parceria confirmada com fabricantes de TV, Jane Silber, CEO da Canonical, garante que muitas empresas já estão em uma fase de negociações bem avançadas. E uma grande sacada da Canonical para conseguir o apoio dos fabricantes é oferecer o software do Ubuntu TV de graça. Assim, se uma LG ou uma Samsung (por exemplo) quiserem lançar TVs com a Ubuntu TV, não precisam pagar valor algum à Canonical. (Provavelmente a Canonical deverá ganhar uma parcela em cima da compra de conteúdo online, mas estou apenas especulando).

O vídeo abaixo mostra um pouco da Ubuntu TV.


(Vídeo no YouTube))

Já existe um hotsite para a Ubuntu TV, com maiores informações sobre o produto. E, se você já está animado com a notícia, é bom se acalmar: produtos com a Ubuntu TV devem chegar primeiro ao mercado norte-americano e chinês, e apenas no fim do ano. Mais ou menos quando o mundo acabar.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Anderson du Lustoza
Existem muitas formas de customiza-lo. porem sua maneira de gerenciar as janelas é que não tem solução. Pense na diferença entre o dash e o gnomenu, e a falta da barra de tarefas. é por isso que to criando uma alternativa. A equipe da Canonical não ta nem ai pros usuarios, eles poderiam pelo menos melhorar o unity, ele ta cada vez mais complexo. Muitos blogueiros falam que o unity surgiu pra canonical entrar no mercado movel, como notebooks e smartphones, alem dessa ubuntu tv. Mas isso nao tem nada a ver pois se fosse isso eles poderiam colocar o unity so nesses aparelhos, lembram que antes tinham o ubuntu notebook, ubuntu desktop e ubuntu server, mas eles se tornaram um só. alem do mais com telas com resoluçao cada vez melhor apesar de pequenas a necessidade da barra de tarefas e menu de programas é cada vez maior. nao entendo por que tira-los.
rafael
veja nesse video um cara q colocou o ubuntu tv na sua distro : http://www.youtube.com/watch?v=OBg9dqyhpXI
rafael
no video vc ve uma dica q tera em portugues provavelmente de portugal mais na minha opniao ele vai chegar aqui pouco depois do mercado americano ele me pareceu bem pratico e quer ser o mais intuitivo possivel nas buscas e vendo das concorrentes pode fazer um grande sucesso,mais e um mercado inicial ainda e so ver o google tv q nao consegui sucesso porq poucas pessoas compraram uma nova tv so para isso sendo q a maioria ja tem recursos basicos como entrada de pendrive,transferencia multimidia via wireless entre pcs e eoutros compativeis
lotif
tenho no iphone um aplicativo chamado Mobile Mouse Lite que tem um aplicativo que você instala no ubuntu e pode controlar o pc (teclado e mouse) pela tela do iphone... melhor do que qualquer controle remoto! =)
Jean
Eu gosto do Unity, só queria que fosse mais customizável.
João Manoel
Mais um que acredita no fim do mundo... Enfim, não gosto do Ubuntu, tanto pela falta de compatibilidade quanto pela falta de costume, mas ele é ótimo sim, tem várias funções e interface linda, igual a do Ubuntu TV, que vai "lançar". Espero que faça sucesso, de graça qualquer um poderá testar, embora venha nesses aparelhos de TV.
Guilherme Macedo C.
Mudei o agent: http://sinapseslivres.com.br/2011/11/mudar-user-agent-do-firefox-no-ubuntu/
Rafael Pradella
O da Philips é uma porcaria mesmo, mais prático colocar o pc na sala do que usar aquela interface bizonha. :/
Anderson du lustoza
Cara nao é que o unity ficou bacana numa tv. Eu to criando uma alternativa ao unity chamado Singularity, olha o link ai: https://sites.google.com/site/andersondulustoza/ o meu projeto foi bem elogiado nos sites o foruns que participo ( ubuntu games, python brasil groups, ubuntu brasil groups). Sinceramente o unity ficou quase perfeito para tvs. Porem em pcs ou notebooks é terrivel de usar. To com o oneiric ocelot, e acreditem, o unity ainda tem bugs pra casamba. O controle de janelas é um tédio. olha um script python para criar uma barra de tarefas pro ubuntu: #!/usr/bin/env python # PyDock 1.0 - Anderson du Lustoza # derivado do projeto Singularity. from gi.repository import Gtk, Gdk, Wnck class PyDock(): def __init__(self): dock = Gtk.Window(); #dock.set_type_hint(Gdk.WindowTypeHint.DOCK) dock.set_skip_taskbar_hint(True); dock.set_skip_pager_hint(True) #dock.set_size_request(Gdk.Screen.width()-200,32) #dock.move(0+100,Gdk.Screen.height()-32) dockbox = Gtk.HBox() button = Gtk.Button() button.set_size_request(24,24) button.connect("button-press-event",self.on_button_press) tasklist = Wnck.Tasklist() pager = Wnck.Pager() dockbox.pack_start(button,False,True,6) dockbox.pack_start(tasklist,True,True,1) dockbox.pack_end(pager,False,True,6) dock.add(dockbox) dock.show_all() def on_button_press(self,widget,event): Gtk.main_quit() PyDock() Gtk.main()
[email protected]
Mais cedo ao ver o vídeo no OMG! fiquei torcendo para aparecer opções de línguas, e não é que tava o Português lá no meio? Realmente é uma boa coisa, ao menos dá pra se perceber que a Canonical quer fazer um produto "Universal"
JoseRenan
Estou usando o Ubuntu 11.10 com KDE, não sei se tem a ver com isso, talvez vc está usando outra UI? Agora eu usando o Opera só vai aparecer "GNU/Linux"..... Também gostei, bem criativo! :D
Douglas Chagas
Porque o seu Firefox 9.0.1 reconhece que você está no Ubuntu 11.10 e o meu só mostra Ubuntu x64 sem mostrar a versão dele? :(
Douglas Chagas
Uma coisa que me chamou atenção mas que esqueci de comentar é que no programa mostrado o Português estava presente tanto em áudio quanto em legenda, espero que isso seja um sinal de coisa boa para nós :D
Guilherme Macedo C.
belo comercial da LG :D
Douglas Chagas
Eu já estou de volta ao Ubuntu e vou correr atrás dessa instalação, porque assim eu posso esquecer quase que de vez o Windows :D
Exibir mais comentários