Início » Celular » Sujeito faz smartphone rodar Windows e Linux

Sujeito faz smartphone rodar Windows e Linux

Avatar Por

Um membro do fórum XDA Developers, conhecido como mnomaanw, desenvolveu uma maneira de fazer com que seu smartphone HTC Evo 3D, que chega de fábrica rodando o Android 2.3 Gingerbread, também seja compatível com os Windows 95, 98, XP e distribuições do Linux.

O verdadeiro "Windows Phone"

De acordo com um post na comunidade de desenvolvedores, o método criado pelo sujeito é “relativamente simples e pode ser realizado rapidamente”, mas desde que você seja um especialista e saiba exatamente o que está fazendo. Para tanto, basta baixar alguns programas criados pelo rapaz, modificar alguns arquivos do telefone e então rodar um APK (pacote de instalação de aplicativos do Android) que emula o ambiente x86 no telefone.

Bom lembrar que, até hoje desktops e laptops utilizam processadores com arquitetura x86 (padrão da indústria criado pela Intel no final dos anos 70). Já celulares, smartphones e a maioria dos tablets utilizam processadores ARM, que comparativamente entregam menos desempenho, mas precisam de menores quantidades de eletricidade, não geram ruídos de operação e dispensarem ventoinhas de refrigeração.

A Microsoft já anunciou que o futuro Windows 8 será o primeira versão do programa compatível tanto com x86 quanto ARM, e trabalha arduamente para fazer o software rodar de maneira decente na nova plataforma.

Equipado com um processador de dois núcleos rodando a 1.2 GHz, 1GB de RAM e até 32 GB de armazenamento, as capacidades técnicas do telefone superam, de longe, os requisitos mínimos exigidos pelos Sistemas Operacionais à época de sua chegada às lojas. Segundo o autor, o telefone é capaz de rodar os sistemas “relativamente bem” e com poucos engasgos, mas não oferece funcionalidades como acesso às funções de telefone, câmera ou WiFi.

Os interessados em realizar o experimento podem conferir os passos aqui. Mas fica o alerta: faça por sua conta e risco. Se você não é um especialista na área, melhor não se arriscar.

Àqueles que se perguntam o motivo de alguém querer rodar Windows ou Linux em um smartphone, a resposta é simples: porque eles podem.

Com informações Engadget

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

jesse tavares
emulou
Robersonfox
Ele emulou o Windows/Linux ou rodou mesmo no hardware?
Igor Lopes
Issu ñ é lá grande coisa.. Esses smartphones de hojê em dia rodam praticamente qualquer coisa.. Kk mas foda mesmo foi a uns 7 anos atraz quando um fulaninho fez mesma coisa. Rodar Windows 95, 98 em um N95 Symbian 3rd na época e ate hojê aquilo ainda é foda! Não pelo fato de rodar um SO x86 pra PC num Smartphone ARM. Mas sim pelas configurações do aparelho e as limitações da época.
Antenor Morini Junior
nenhuma novidade, já foi feito isso com o n95 e com a família nokia dessa geração, como o 5800. A novidade é ter usado com um smart para android. Se a google já fornece o apk para x86, não é lá tão impressionante. Nos Nokia inclusive roda em ambiente virtual, o que depois do proprietário curioso realizar a fasanha e mostrar para os amigos (pois não serve pra nada), pode voltar ao SO normal simplesmente fechando a máquina virtual.
dodido
ja rodei o windows xp no meu motorola z3 java hehehe :D
Smartphones - Bia
Nossa que massa! Esses dias pensei em formatar meu smartphone, mas nao tinha ideia que alguem ja tinha feito isso pra tantos SO. Muito legal!
@LBKatan
Seu comentário deveria conter "em vez" no lugar de "ao invés". "Ao invés" é relativo à ideia de oposto. O cara pode, muito bem, dominar o assunto e, ao mesmo tempo, jogar um texto no Google Tradutor ("Translate" é no idioma dos Yankees, ou, ainda, gringos) e tentar fazer uma versão em português brasileiro. Gostei da brincadeira. =D
JoseRenan
Lembrei deste episódio do Big Bang Theory, em que a patota se reuniu para ver uma transmissão de dados acender um abajur, e Penny disse: Why? - Because we can!. Obs.: Ver a partir de 1:55.
@diegonei
O PlayBook também roda Win95 e vocês nem falam nada... No love for BlackBerry...
Yangm
"Tecnoblog cria seu próprio idioma" O motivo é ter suas próprias regras. Em breve será publicado um artigo assim no Tecnoblog mais próximo de você.
C. Emanuel Laguna Jr
A obrigação mínima de um blog de tecnologia é informar correctamente “detalhes idiotas” como especificações técnicas. E seria interessante o autor dominar o assunto ao invés de apenas jogar o texto num Google Translator e tentar fazer uma versão em português. ;-)
paulorazia
ou então comprar o aparelho e depois escolher o SO... mas poder trocar depois também,...... é bom sonhar!!!!
Guilherme macedo
Ai é só pra dizer: "O véi... Meu SmartPhone roda Windows XP... Massa.... Sou foda....." :D
@Cobalto
Ele é SI-Nazi, não liga não. O problema não são os yankees, é usar uma unidade de forma errada lol
@michelblopes
Assim... Para efeitos de teste é legal. Mas usabilidade e funcionalidade de um Windows em um smartphone (ou em qualquer lugar (=P)) é meio difícil, não?!
Exibir mais comentários