Início » Aplicativos e Software » “Eletrônicos feitos na China podem causar milhares de mortes nos EUA”, diz ex-conselheiro de segurança

“Eletrônicos feitos na China podem causar milhares de mortes nos EUA”, diz ex-conselheiro de segurança

Avatar Por

Na humilde opinião de Richard Clarke, ex-conselheiro de segurança e ações de contra-terrorismo durante o governo Bush, a excessiva dependência dos EUA em eletrônicos fabricados na China é um “calcanhar de Aquiles” nas defesas do pais que poderá provocar “milhares de mortes”.

A declaração aconteceu durante uma entrevista dada por Clarke à Smithsonian Magazine, revista de variedades editada pelo Instituto Smithsonian, complexo de pesquisa fundado e administrado pelo governo dos Estados Unidos. “[A dependência em eletrônicos chineses] é uma falha grave em um mundo em que o governo chinês invade sistemas governamentais de outros países em troca de informações”, disse.

Eles podem estar fabricando um iPhone. Ou um vírus para atacar os Estados Unidos.

Em sua opinião, “bombas lógicas” e trojans importados em aparelhos chineses poderão provocar perdas econômicas ou de competitividade. “Pesquisas poderão ser enviadas diretamente para a China (…) ou, pior, esses backdoors podem ser usados para fins militares”, divaga. Em sua opinião, “todas as grandes empresas dos EUA já foram invadidas por hackers chineses”.

Antes de levantarem a voz contra Clarke, bom lembrar que ele sabe o que fala. Em 2010, um vírus criado pelo governo dos EUA conseguiu sabotar o programa nuclear iraniano, fazendo os equipamentos de precisão do país funcionarem de maneira inadequada e, assim, quebrarem. Por outro lado, o site The Verge lembra que atualmente ele dirige uma empresa de consultoria em segurança e que, talvez, esteja provocando algum alarde para promover seu negócio.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Homen serio
mercado chines só quer que vocês comprem, nossa economia vence e a economia do resto do mundo perde, perde também produto comprado com nos da china, mas não tem problema sim..., e só vocês comprarem 1000 se 1 hora depois tudo estragar compra de novo, assim mercado chines fica rico e mercado mundial bando de otários idiotas fica pobre... pobre..., perde mercado com nos
Homen serio
vai... vai... compra do china... compra... leva no bumbum... até chines ter prazer... vai..., aqui nos enfiamos produto bichado de ma qualidade, e vocês so levam prejuízo, americano morre... mas nos apenas fica triste e nada... nada... nada mais..., depois e só compra de novo com nos, assim chines fica alegre com os olhos cheios de cifrão, e comprador fica doido correndo atrás de nos pra compra, só pra compra... e levando prejuízo toda vida, o beleza né? bobo sam
Alex
Aqui funciona perfeitamente, deve ser um bug apenas na sua instalação, faça um backup dos favoritos e dos add-ons e instala uma cópia limpa, as vezes uma simples reinstalação resolve o problema.
Yangm
Isso que ele usou deve ser bom demais. Tem um pouquinho aê, tio?
ricardo
Algumas empresas brasileiras fabricam na China sim, por exemplo a WEG e a EMBRAER. No entanto, é verdade que a porcariada importada de lá ameaça, e muito, nossas empresas locais.
ricardo
Acredito que seja mesmo possível, mas o problema dos produtos chineses é outro. O mundo inteiro consome os produtos baratos vindos daquele país, à custa de muita exploração e violação de direitos humanos. E com isso estão (os demais países) podando seu próprio desenvolvimento industrial.
Moraes
Os EUA criaram uma cobra para picar a si próprios...
Alexandre
Ele tem uns pontos interessantes mas no final, me parece mais uma forçaçao de barra pra empurrar os serviços dele pro governo... lobby nao ne?
@MarcosOrdonha
Interessante e proveitoso dizer isto, em um cenário onde a China imunda os mercados com seus produtos de baixo custo dando um golpe certeiro na concorrência americana, dentre outras. Ameaças assim existe, porém nada que se possa desmistificar nos laboratórios e duras diplomáticas, contudo, isso sinaliza oportunas barreiras alfandegarias para os chineses e outras ações econômicas tentando contornar essa dependência chinesa. Veremos tudo ficara com o tempo e restabelecimento econômico americano por completo...
Edw
O que ele cheirou?
Strezee
O dia que chega à esse ponto, estamos frito! Nos EUA ao que parece na teoria se vive sempre num alerta devido a falta de segurança. Alguém lá, ganha com isso.
G.Holmes
"milhares de mortes"...exagero? Não, imagina...
SCHELDoN
Quem dera que no Brasil a galera também estivesse ciente da dependência tecnológica chinesa, eu digo isso faz uns 10 anos.
Marcos
Perdao, mas cade o review do novo beta do Ubuntu?!...
Alexandre
E aí, depois que acontecer, ele fará um discurso dizendo "shits happen".
Exibir mais comentários