A Cydia é atualmente a maior referência quando falamos em centros alternativos de aplicativos voltados para o iPhone. Desde sempre ela é sinônimo de jailbreak, para alegria dos usuários e tristeza da Apple. Seu criador deve estar bem feliz com o sucesso da loja, mas já pensa em expandir seus negócios: ele prometeu uma Cydia específica para o Mac OS, a fim de concorrer com a própria Apple.
Reza a lenda que 10% dos iPhones atualmente passam por JB, com a Cydia sendo naturalmente a primeira opção de repositório de apps. Com isso, são cerca de 10 milhões de aparelhos adeptos da loja. E no Mac esse número poderá ser maior. Jay saurik Freeman disse durante uma conferência que quer lançar em breve algo semelhante à Mac App Store, a loja de aplicativos que a Apple vai lançar nas próximas semanas (se os rumores estiverem certos).
saurik prometeu uma loja alternativa para aqueles programadores que não estejam satisfeitos com as regras impostas por Steve Jobs. A liberdade seria o grande chamariz da Cydia Mac Store – nome que eu acabo inventar, que fique registrado. Sua principal vantagem seria a oferta de aplicativos demo, algo que os 10 Mandamentos da Mac App Store proíbem desde o início.
E o melhor disso tudo é que uma possível Cydia para Mac não dependeria de jailbreak nem modificação no Mac OS, já que o sistema é aberto para qualquer loja desse tipo. Comemorai, piratas!
Com informações: Electronista