Google vai descontinuar recurso de busca que pouca gente nota que existe

A partir de novembro de 2024, resultados do Google deixarão de exibir caixa de busca extra que aparece abaixo do link de determinados sites

Emerson Alecrim

Talvez você já tenha se deparado com um campo de busca extra que aparece abaixo de um link nos resultados do Google. Trata-se de uma caixa de pesquisa de sitelinks que permite ao usuário fazer buscas somente dentro do site listado ali. O recurso existe há mais de dez anos, mas vai ser descontinuado. Motivo: falta de uso.

A proposta é de fácil entendimento: permitir que o usuário encontre informações dentro de um site sem ter que entrar nele diretamente para só então fazer a pesquisa. O recurso foi implementado em setembro de 2014, época em que, tenho impressão, o Google tinha uma preocupação maior em fazer a interface do buscador levar o usuário exatamente à informação que ele procura.

Eis que, nesta semana, o Google anunciou o fim da caixa de busca de sitelinks. A medida valerá a partir de 21 de novembro de 2024, em escala global. Isso significa que o recurso será desativado em todos os idiomas. A companhia explicou a decisão em uma única frase: “com o tempo, nós notamos que o uso [do recurso] caiu”.

De fato, não é algo que fará falta, pelo menos para a maioria dos usuários. Apesar disso, eu lamento a decisão. Não pelo fim em si, mas pelo fato de esse recurso ter sido pouco explorado pelo próprio Google e por sites.

A tal caixa aparecia apenas para poucos sites e me parecia tão discreto que, imagino, muita gente nem notava quando ela surgia nos resultados.

Caixa de busca de sitelinks nos resultados do Google (imagem: reprodução/Google)
Caixa de busca de sitelinks nos resultados do Google (imagem: reprodução/Google)

Administradores de sites não precisam se preocupar. O Google afirma que a decisão não afetará a classificação dos resultados. Além disso, os sitelinks continuarão aparecendo nas buscas.

Em tempo, o Google chama de sitelinks um conjunto estruturado de links do mesmo site que aparecem agrupados nos resultados de busca. Esses links, sim, são úteis, pois permitem que o usuário acesse seções específicas de um site de modo direto.

Sitelinks, endereços que aparecem abaixo de um resultado no Google, continuarão sendo exibidos (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Sitelinks, endereços que aparecem abaixo de um resultado no Google, continuarão sendo exibidos (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Tanto que, se o Google tivesse removido a caixa de busca de sitelinks sem avisar, pouca gente teria notado. Já o sumiço repentino dos sitelinks provavelmente deixaria administradores de sites e até usuários intrigados.

Leia | Como zerar a Caixa de Entrada do Gmail com atalhos de busca

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.