Mozilla lança Firefox 13 com novidades importantes
Nova versão tem página inicial redesenhada, botão de reset e protocolo SPDY.
Nova versão tem página inicial redesenhada, botão de reset e protocolo SPDY.
Desde que a Mozilla adotou um ciclo de atualizações rápidas no Firefox, ficou difícil encontrar novidades visíveis em atualizações. Antigamente, o lançamento de uma nova versão era muito esperada e comemorada com bolo da Microsoft, mas as últimas versões têm passado até despercebidas da mídia. Felizmente, o Firefox 13 quebrou essa tradição e traz novas funcionalidades para o usuário final.
A mudança mais visível é, certamente, a nova página inicial do Firefox. Além da caixa de busca tradicional, há uma barra inferior nova, com ícones que levam ao gerenciador de downloads, favoritos, histórico de sites visitados, gerenciador de extensões e temas, assistente de sincronização e janela de opções do navegador. Também temos um botão gigante que carrega as abas abertas na sessão anterior.
Ao clicar no botão de restaurar sessão anterior, todas as abas aparecem na parte superior da janela, mas elas não foram carregadas de verdade. Isso porque o Firefox vem com um recurso, ativado por padrão, chamado de Tabs on Demand. Assim, mesmo que você abra várias abas ao mesmo tempo, o conteúdo será carregado somente quando você clicar na aba. Isso poupa memória e ainda agiliza a velocidade de inicialização do navegador.
Ao abrir uma nova aba, outra novidade: miniaturas dos sites mais visitados. O recurso começou com o Opera, chegou ao Google Chrome e agora também está presente no panda-vermelho. O Firefox preenche automaticamente os retângulos com os sites mais visitados, mas também é possível fixá-los permanentemente ou remover páginas indesejadas – de qualquer forma, é sempre melhor acessar sites proibidos pelo modo privado.
Uma novidade que apareceu no about:support e deve poupar fios de cabelo é o botão Restaurar o Firefox. Se o navegador estiver estranhamente lento ou você simplesmente quiser começar tudo de novo, basta um clique para zerar todas as configurações e carregar somente dados importantes, como senhas memorizadas e favoritos. Não precisa mais reinstalar o navegador, nem criar outro perfil.
Outras pequenas alterações foram realizadas: o Firefox 13 agora suporta oficialmente o protocolo SPDY e deverá carregar mais rapidamente os sites que fazem uso dessa tecnologia (principalmente os serviços do Google, como Gmail e Google Drive). A Mozilla também incluiu a rolagem suave de páginas, que torna a navegação um pouquinho mais agradável.
A Mozilla deve anunciar oficialmente o Firefox 13 apenas amanhã, mas o download em português do Brasil já está disponível para Windows, Linux 32 bits, Linux 64 bits e Mac OS X. Se você não tem tanta pressa, aguarde que o navegador será atualizado automaticamente em algumas horas.
Com informações: BetaNews.