Nexus Q é modificado para fazer streaming do Netflix e rodar apps do Android

Paulo Higa
Por
• Atualizado hoje às 22:04

O Nexus Q foi anunciado como um “dispositivo de streaming de mídia social” pelo Google e começou a ser vendido por um preço não tão acessível: US$ 299 por uma bola com alto-falante que executa apenas conteúdo do Google Play ou YouTube. Diferentemente do Google TV, não é possível instalar aplicativos ou executar conteúdo de serviços como o Netflix, tornando o Nexus Q um brinquedo apenas para entusiastas. Pelo menos até ontem.

Um desenvolvedor do XDA Developers não ficou satisfeito e decidiu adicionar algumas funcionalidades ao Nexus Q. Utilizando uma unidade obtida através do evento Google I/O, o usuário kornyone foi capaz de rodar com sucesso um launcher do CyanogenMod para abrir aplicativos e conseguiu instalar o Netflix, para fazer streaming de filmes direto na TV com resolução 1080p, sem necessidade de instalar uma ROM personalizada ou trocar o kernel.


(Vídeo do YouTube)

O próprio Google afirmou que incentivaria a “hackeabilidade” do Nexus Q, que possui o hardware do Galaxy Nexus e roda Ice Cream Sandwich. O adesivo “risco de choque elétrico, não abra” encontrado no desmonte do aparelho é meio assustador, mas o dispositivo pode ser conectado a uma porta USB normal e executar comandos feitos remotamente.

Se você gastou US$ 299 em um Nexus Q e não é rico, explique por que fez isso nos comentários. Se você ganhou o brinquedo, pode seguir as instruções deste tópico para hackear sua esfera. É necessário desbloquear o bootloader, fazer root no aparelho e instalar alguns aplicativos para aproveitar o potencial dele. Como o Nexus Q não possui um visor touchscreen para controlá-lo, você pode utilizar um adaptador para conectar um mouse e um teclado ao dispositivo.

Com informações: Ubergizmo.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados