O mais novo gadget da Apple a passar pelo desmanche do iFixit foi o iPad Mini. Liberado para venda essa semana, o tablet é o quarto dispositivo iOS recém anunciado da Apple que é dissecado e mostrado em uma série de fotos: o iPhone 5 já passou por desmanche, o novo iPod Touch também e nem o novo iPod nano conseguiu se safar. Surpreendentemente (só que não), dentro do tablet foi encontrada uma grande quantidade de cola.
Segundo o iFixit, pelo menos sete componentes importantes estão colados: cabos de conexão da placa lógica, câmera frontal, câmera traseira, bateria a placa lógica e o painel de vidro frontal. Então a troca de qualquer um desses vai ser uma considerável via crucis.
Apesar das desvantagens, o iPad Mini tem algumas vantagens para quem é desastrado e já pensa em consertá-lo quando eventualmente ele se espatifar no chão: o painel do LCD não é soldado ao vidro da tela como nos iPads e iPods Touch. Isso quer dizer que se o vidro trincar, a troca é mais fácil – basta lembrar que nesse tablet compacto, há uma série de parafusos escondidos.
Devido a todos esses empecilhos, o iPad Mini ganhou o índice 2 de reparabilidade, abaixo até do iPod touch com seus 3 pontos. O desmanche completo está disponível nesse link.