iPad Mini é dissecado e mostra entranhas cheias de cola

Rafael Silva
• Atualizado há 9 meses

O mais novo gadget da Apple a passar pelo desmanche do iFixit foi o iPad Mini. Liberado para venda essa semana, o tablet é o quarto dispositivo iOS recém anunciado da Apple que é dissecado e mostrado em uma série de fotos: o iPhone 5 já passou por desmanche, o novo iPod Touch também e nem o novo iPod nano conseguiu se safar. Surpreendentemente (só que não), dentro do tablet foi encontrada uma grande quantidade de cola.

Máquina de ar quente foi usada para descolar adesivo e cozinhar dedos (Crédito: iFixit).

Segundo o iFixit, pelo menos sete componentes importantes estão colados: cabos de conexão da placa lógica, câmera frontal, câmera traseira, bateria a placa lógica e o painel de vidro frontal. Então a troca de qualquer um desses vai ser uma considerável via crucis.

iPad Mini aberto: 95% cola, 5% mágica da Apple. (Crédito: iFixit) | Clique para ampliar

Apesar das desvantagens, o iPad Mini tem algumas vantagens para quem é desastrado e já pensa em consertá-lo quando eventualmente ele se espatifar no chão: o painel do LCD não é soldado ao vidro da tela como nos iPads e iPods Touch. Isso quer dizer que se o vidro trincar, a troca é mais fácil – basta lembrar que nesse tablet compacto, há uma série de parafusos escondidos.

Devido a todos esses empecilhos, o iPad Mini ganhou o índice 2 de reparabilidade, abaixo até do iPod touch com seus 3 pontos. O desmanche completo está disponível nesse link.

Relacionados

Escrito por

Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.