Microsoft muda discurso sobre armazenamento do Surface
Modelo com 32 GB deixa somente 16 GB para uso – mais 7 GB do SkyDrive
Modelo com 32 GB deixa somente 16 GB para uso – mais 7 GB do SkyDrive
Aquele tablet que todo geek quer pegar nas mãos para ver como é – e que não estava no lançamento do Windows 8 em São Paulo – inicialmente teria 20 GB de armazenamento livre para o consumidor colocar o que quisesse. Exceto pelo fato de que a MS revisou essa informação e “diminuiu” a capacidade de armazenamento do Surface.
Eles tinham dito que o modelo com 32 GB ficaria com 20 GB livres depois que o Windows 8 RT, o Office (também para arquitetura ARM) e alguns apps em Metro UI fossem instalados. Agora, num documento compilado pela Microsoft, consta informação diferente: o mesmo modelo com 32 GB terá somente 16 GB livres.
Sim, metade do espaço em memória flash.
A gente sabe que a capacidade de armazenamento de um dispositivo nunca é exatamente aquela anuncia. Sempre sobra menos por conta do método de formatação e da instalação do sistema (veja só, sem ele nada é possível). No Surface de 32 GB o sistema binário do Windows reconhece 29 GB, dos quais 5 ficam reservados para ferramentas de recuperação e outros 8 GB são do Windows RT, Office e apps nativos.
Resumo da ópera: o espaço livre reportado pelo File Explorer fica em 16 GB para o modelo de 32 GB e em 46 GB para o modelo de 64 GB.
Pelas nossas contas, um iPad (terceira geração) de 32 GB deixa 28 GB livres após o sistema iOS instalado – e sem apps. Não temos nenhum tablet com Android para realizar o teste.
Quem compra um Surface provavelmente associará o tablet a uma conta Microsoft que dá direito a 7 GB de graça na nuvem do SkyDrive. Estes consumidores podem usar o espaço a mais para salvar os arquivos e poupar o uso do armazenamento interno. O Office 2013 por padrão salva os documentos na nuvem.
Além da nuvem nativa da MS, há as opções de cartão de memória ou drive USB para ampliar o armazenamento do Surface. Da mesma forma que já acontece em alguns tablets rodando Android. O iPad não admite cartão de memória ou pendrive/drive USB.
Particularmente, tenho usado muito a Dropbox para manter arquivos na nuvem. (Sim, eu inclui este parágrafo somente para garantir alguns MB a mais caso algum leitor comece a usar o serviço)
Com informações: The Next Web
Leia | Guia do OneDrive: 15 dicas para usar a nuvem da Microsoft