Arquivo Aplicativos e Software

Rumor do dia: OS X 10.9 terá Siri e integração com mapas da Apple

Paulo Higa
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Já pensou em bater um papo com seu computador? Isso deverá ser possível em breve nos Macs que rodarem o OS X 10.9. Citando fontes confiáveis, o 9to5Mac afirma que as primeiras versões de desenvolvimento do próximo OS X possuem o assistente de voz Siri e integração com o criticado serviço de mapas da Apple.

O Siri estreou em outubro de 2011, inicialmente apenas para o iPhone 4S. Depois chegou ao iPad de terceira geração, com a atualização para o iOS 6, e veio nativamente no iPod Touch de quinta geração. Faz sentido um Siri no OS X, que está ficando cada vez mais “iOSficado” — o Mountain Lion veio com central de notificações, integração com iMessage, aplicativos do iOS (como o Game Center) e Voice Dictation.

Mountain Lion traz vários aplicativos e recursos do iOS

Leia mais | Em mãos: OS X Mountain Lion

Mesmo que o Siri esteja nas primeiras versões de desenvolvimento do OS X 10.9, não é garantia que ele realmente será lançado — o recurso ainda precisa ser testado e pode ser removido a qualquer momento, como aponta o próprio 9to5Mac.

O serviço de mapas da Apple, que fez uma estreia cheia de erros absurdos e acabou virando piada no iOS, também deverá ser integrado ao OS X 10.9. Desenvolvedores relatam que as versões de testes suportam um framework que permite a inclusão de mapas dentro dos aplicativos para Mac. Isso não significa que a Apple vai colocar um aplicativo de mapas no OS X, mas essa possibilidade existe.

A Apple ainda não comenta nenhum detalhe do OS X 10.9, então só nos resta esperar — é provável que ele seja lançado na segunda metade de 2013, junto com uma atualização na linha de Macs. Vale lembrar que, no final de outubro, a Apple reestruturou sua equipe de diretores: Craig Federighi, responsável pelo desenvolvimento do OS X, agora também cuida do iOS, enquanto Eddy Cue tem como novas atribuições cuidar do Siri e do Maps.

Paulo Higa

Editor-executivo

Paulo Higa é jornalista, com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. Trabalha no Tecnoblog desde 2012, viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. É coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque