Surface Pro, o tablet top da Microsoft, permite instalar Linux
Proprietário pode desativar o Secure Boot na BIOS
O vice-presidente da divisão de Surface da Microsoft, Panos Panay, confirmou que a Secure Boot do Surface Pro pode ser desabilitada na BIOS, permitindo a instalação de outros sistemas operacionais que não sejam o Windows 8 Pro — sim, Linux, eu estou falando de você. Ele respondia a uma pergunta no badalado AMAA (Ask me almost anything) do Reddit.
Nas palavras do próprio Panay: “Assim como outros dispositivos Windows 8, você pode acessar as configurações na BIOS e desligar o Secure Boot, permitindo assim carregar outros sistemas operacionais.”
O Surface RT não dispõe da mesma regalia porque está fechado e roda somente o Windows RT, aquele dependente de aplicativos distribuídos exclusivamente pela loja virtual da Microsoft. Já o Pro é uma pequena obra de arte de hardware, equipada com um honesto processador Intel Core i5 e 4 GB de memória RAM, além de uma porta compatível com qualquer monitor HDMI. Pode se tornar uma ótima opção de trabalho para quem trabalha com desenvolvimento de software.
Usando um pouco a imaginação, fica interessante pensar num Surface Pro rodando o Ubuntu e a interface gráfica Plasma Active, desenvolvida especialmente para interação por toque. Poderia fazer do Linux um sistema popular entre os computadores e tablets com touchscreen.
A notícia é uma ótima surpresa para entusiastas do sistema operacional do pinguim. Ganha pontos a Microsoft, por fazer jus ao nome Pro e permitir o uso pleno de seu tablet/laptop.
O Surface Pro custará US$ 899 quando chegar às prateleiras americanas. Lançamento agendado para 9 de fevereiro.