Arquivo Internet

Associated Press publica notícia falsa em conta hackeada no Twitter; índice Bovespa teve queda

Barack Obama teria sido ferido em explosões na Casa Branca

Paulo Higa
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

A agência de notícias Associated Press teve sua conta no Twitter invadida. Hackers publicaram às 14h07 uma falsa notícia dizendo que duas explosões atingiram a Casa Branca, ferindo o presidente Barack Obama. A conta da AP possui quase 2 milhões de seguidores, e o tweet falso foi republicado milhares de vezes, afetando inclusive algumas bolsas de valores ao redor do mundo.

twitter-ap-obama-explosoes

O estrago não foi maior porque os funcionários da AP foram rápidos em desmentir a notícia. “Por favor, ignore o tweet da AP sobre as explosões, nós fomos hackeados”, disse Sam Hananel, repórter da agência de notícias. Além disso, minutos após a publicação do tweet, a conta @AP foi suspensa, impedindo que o boato se espalhasse e mais jornalistas de plantão caíssem de suas cadeiras.

Nos EUA, os principais índices tiveram quedas: o Dow Jones, que estava em 14.697 pontos às 14h08, sofreu uma queda às 14h10, para 14.566 pontos, mas se recuperou rapidamente, assim que a notícia começou a ser desmentida. O mesmo ocorreu com os índices Nasdaq e S&P 500.

indice-bovespa

No Brasil, algo semelhante aconteceu: o índice Bovespa, que começou o dia em alta, estava em 55.031 pontos às 14h10. Dois minutos depois, houve queda instantânea para 54.822 pontos. A recuperação também foi rápida, e provavelmente muito dinheiro trocou de mãos nesses poucos minutos.

Twitter, acho que já está na hora de adotar a autenticação por duas etapas.

Paulo Higa

Editor-executivo

Paulo Higa é jornalista, com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. Trabalha no Tecnoblog desde 2012, viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. É coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque