Twitter encerra sua conta oficial e “rouba” @x como meio de comunicação

A rede social, que está mudando toda a sua marca para “X”, começa a usar o @x como canal oficial de comunicação; arroba foi tomada de usuário da plataforma há 16 anos

Felipe Freitas
Por
Elon Musk com boca aberta, de onde saem pássaros do Twitter
Elon Musk fez muitas promessas ao assumir o Twitter, mas voltou atrás (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Dias após informar que o Twitter agora se chama X, a rede social “encerrou” a conta @Twitter como meio oficial de comunicação com o público. Agora, todas as informações sobre novidades e a plataforma são divulgadas na @X. Mas mesmo com a proposta transformar nomes de usuários em produtos, Elon Musk não deu um centavo para o antigo dono do @X.

Como explica em sua bio, o @Twitter não é mais uma conta ativa. Para saber das atualizações na rede social ainda conhecida como Twitter, o usuário precisa seguir a @X. No domingo, meio que de surpresa, Elon Musk informou que a marca do Twitter daria lugar ao X. Com isso, o passarinho azul foi de SpaceX e o ícone da rede social virou um “X”.

Agora, com a chegada do Twitter… Do “Xis” oficial do @X (que confusão), a rede social deve acelerar a sua mudança de identidade visual. Fiquem atentos: em breve, você não verá mais o “Tweetar” e digitar “twitter.com” poderá te redirecionar para um x.com.

@Twitter foi desativado e não tem nem mesmo os ícones de conta oficial da plataforma X (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
@Twitter foi desativado e não tem nem mesmo os ícones de conta oficial da plataforma X (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Dono anterior do @X não ganhou nada para passar o arroba

Gene X. Hwang, antigo dono da conta @X não recebeu nada, nem mesmo um mês de assinatura do Twitter Blue, ao “perder” totalmente o seu nome de usuário . Mas está tudo certo: naqueles termos do Twitter que ninguém lê, está explicado que ninguém tem direitos sobre os nomes de usuário — uma medida da rede social para evitar “tretas” com marcas e usuários na plataforma.

Como explicou Hwang para o site Mashable, ele recebeu o e-mail informando que a plataforma “tomaria” o @X. Pelo lado positivo, a rede social ofereceu uma conta com o histórico do seu antigo @X — que ele usava há 16 anos. Sim, não foi nem uma “troca acertada”, foi apenas “olha só, tomamos o seu arroba e botamos o histórico em outra conta”.

Nova arroba de Hwang é @x12345678998765. Percebeu a lógica? (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Nova arroba de Hwang é @x12345678998765. Percebeu a lógica? (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

As outras “compensações” ofertadas para Hwang foram: merchandising da rede social anteriormente conhecida como Twitter e a “oportunidade” de conhecer a diretoria do Twitter se ele quisesse — mas Hwang já adiantou que provavelmente não quer fazer isso.

Como (quase) tudo na vida, a “tomada do arroba” tem uma dose de ironia. Uma das ideias (não cumpridas) de Musk era “leiloar” arrobas velhas e inativas para gerar receita.

Mas é aquilo: quem paga a banda, escolhe a música… E quem paga a rede social escolhe a @, tanto que Elon Musk “tomou” o @e de uma conta que foi suspensa após ser hackeada. E a política do Twitter autorizava isso.

Receba mais sobre Twitter na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados