O protesto em São Paulo visto de cima com ajuda de um drone
Como fazer para mostrar o tamanho do quinto protesto contra o aumento das passagens de transporte público, que reuniu mais de 65 mil pessoas nas ruas ontem em São Paulo? A TV Folha teve uma ótima ideia: fez um vídeo mostrando de cima a movimentação no Largo da Batata, na Marginal Pinheiros e na ponte Octavio Frias de Oliveira, mais conhecida como ponte Estaiada.
A filmagem foi feita com um drone, tipo de veículo não-tripulado controlado à distância, operado por Luis Neto, da empresa GoCam, que é especializada em capturar imagens aéreas. O robô utilizado tinha a identificação de que era da imprensa para não levantar suspeitas de sua função entre os manifestantes.
O modelo escolhido para fazer a gravação, segundo Neto, foi um DJI phantom, que tem raio de alcance de 300 metros, pesa cerca de 600 gramas e tem bateria de 15 minutos. Ainda de acordo com ele, a escolha de um modelo pequeno e leve é para reduzir o risco de lesões no caso de uma queda. Mesmo assim, é preciso ser capacitado para pilotar um drone sem causar riscos às pessoas que estiverem por perto.
O editor da TV Folha, João Wainer, disse no Instagram que o vídeo liberado contém uma prévia da gravação feita. Então, deve haver mais material para ser liberado em breve.
Além de São Paulo, mais 10 capitais brasileiras reuniram manifestantes nas ruas. Também há protestos acontecendo em cidades menores e até no exterior; a agenda com todos os locais e datas pode ser vista no Facebook.
Com informações: Gizmodo
Atualizado às 15h48 com informações sobre o modelo de drone utilizado.