Se receber as fotos das câmeras dos amigos depois de uma viagem ou uma festa parece uma missão impossível, esta pode ser uma boa notícia: o Facebook deu início hoje à implantação de álbuns de fotos colaborativos na rede social.

Funciona assim: o criador e administrador do álbum seleciona os amigos que poderão postar imagens nele. Até 50 pessoas podem ser escolhidas, com um limite de 200 fotos por pessoa – é um total de até 10 mil fotos por álbum, dez vezes o limite atual dos álbuns! Haja foto.

O administrador também pode definir as configurações de privacidade do álbum – público, apenas para colaboradores e para colaboradores e seus amigos – e escolher se os convidados poderão chamar outras pessoas para subir fotos nele.

Shared-Album-Screen
Ou sua viagem para o Parque Nacional de Yosemite.

O projeto foi desenvolvido durante um hackathon do FB por dois funcionários e não está disponível para páginas, apenas para perfis. Ou seja, pode ajudar muito na hora de reunir as fotos que seus convidados tiraram do seu casamento, inclusive as constrangedoras, sem que elas fiquem espalhadas em diversos serviços de armazenamento na nuvem. A principal vantagem, aqui, é a unificação do serviço. Mas falta saber alguns detalhes, como se, por exemplo, a qualidade não fica muito prejudicada.

Por enquanto, somente um grupo de usuários da Inglaterra terá acesso a essa nova função. Na próximas semanas, ela deve ser levada a todos os usuários desse país e, eventualmente, ao resto do mundo.

Com informações: Mashable

Relacionados

Escrito por

Giovana Penatti

Giovana Penatti

Ex-editora

Giovana Penatti é jornalista formada pela Unesp e foi editora no Tecnoblog entre 2013 e 2014. Escreveu sobre inovação, produtos, crowdfunding e cobriu eventos nacionais e internacionais. Em 2009, foi vencedora do prêmio Rumos do Jornalismo Cultural, do Itaú. É especialista em marketing de conteúdo e comunicação corporativa.