Um acordo firmado nesta quarta-feira (27/11) entre o Google Brasil e a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo levará o programa Google Apps for Education para mais de 4,3 milhões de alunos da rede estadual de ensino, além de aproximadamente 300 mil professores e funcionários destas escolas.

O Google Apps for Education é composto por versões customizadas de ferramentas já bastante conhecidas do Google, como Gmail (com 25 GB de espaço), Drive (incluindo aí as ferramentas de edição de texto e planilhas, por exemplo), Hangouts e Calendar. A principal diferença em relação às demais opções do Google Apps é que a versão educacional é gratuita.

Por esta razão, o programa é utilizado por instituições de ensino de vários países, especialmente dos Estados Unidos. Mas o Google reconhece que esta é a primeira vez que o Google Apps for Education atenderá a uma quantidade tão grande de usuários.

O acordo fechado com o governo de São Paulo prevê também o treinamento de todos os professores dentro de um ano para que estes não só saibam usufruir das ferramentas, como também possam instruir os alunos, fazendo com que estes utilizem o Google Drive para trabalhos colaborativos remotos ou usem o Hangouts para participar de aulas online, por exemplo.

A notícia surge quase um mês depois de o governo de São Paulo ter anunciado um acordo com a Microsoft para o fornecimento gratuito de licenças do Office 365 ProPlus para os mesmos alunos. Se fosse paga, cada assinatura custaria R$ 24 mensais.

Nenhuma das partes deixou claro quando, exatamente, o acesso ao Google Apps for Education terá início. Em relação ao programa da Microsoft, a disponibilização das licenças começa já no próximo mês.

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Foi reconhecido nas edições 2023 e 2024 do Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.