Qualcomm promete internet móvel gratuita em parceria com o governo brasileiro
Em 2014, quem não plano de dados poderá utilizar internet móvel gratuitamente
Meio que sem querer e meio que já anunciando um plano que a Qualcomm tem para 2014, o presidente para a América Latina, Rafael Steinhauser, revelou um plano que tem sido traçado com a presidenta Dilma Rousseff para democratizar o acesso à internet nos dispositivos móveis.
Não há muitos detalhes ainda sobre ele e o nome ainda não foi definido, mas Steinhauser disse que talvez se chame 0800 Data. O Ministério das Comunicações, por outro lado, vem chamando-o de Banda Larga 0800. Como o nome indica, será uma iniciativa para prover conexão de dados gratuitamente para a população.
O projeto já havia sido comentado pelo Ministério das Comunicações no ano passado, quando entrou numa fase de testes bem restrita, com 80 pessoas. Steinhauser garante que a conversa evoluiu bastante e ele deve ser apresentado oficialmente entre a metade de dezembro e o início de 2014.
O plano foi comentado ontem, no mesmo encontro em que Steinhauser falou sobre a utilização de planos de dados no Brasil: cerca de um terço dos donos de smartphones não têm esse tipo de plano e depende de redes Wi-Fi para aproveitar todo o potencial de seu aparelho e outro terço não utiliza o aparelho para se conectar à internet de maneira alguma.
Segundo o executivo, o projeto poderá ser financiado por quem tiver interesse em fazer com que o público utilize seus serviços online, seja o governo ou empresas. Um exemplo citado por ele é o caso de companhias aéreas: como o check-in pela internet é muito mais barato e rápido que o feito no balcão, pode ser um bom negócio para elas investir no Banda Larga 0800. Ele afirma, ainda, que esse modelo é inédito no mundo.
Não foi comentado sobre áreas de cobertura, velocidade pretendida da conexão ou ainda se a rede será a aberta a todas as pessoas que desejarem usar ou será necessário um cadastro prévio. Mas essas informações não devem demorar a surgir, já que ele disse que as conversas com o governo brasileiro estão bem encaminhadas e devemos ter muito em breve dados mais concretos sobre o programa.
Atualizado às 19h24.