Se você é o tipo que gosta de conferir novidades antes de seu efetivo lançamento, recomendo fortemente testar o recém-lançado beta do Firefox 29, que está disponível para Windows, OS X, Linux e Android. Além do desempenho notoriamente melhor, a nova versão apresenta uma nova e customizável interface (Australis) e suporte completo ao novo Sync.

A questão da performance vai ser percebida com maior ou menor intensidade de acordo com os recursos do computador, obviamente, mas dá para notar o carregamento mais rápido do navegador, assim como uma renderização de páginas mais ágil, especialmente em sites pesados.

Este é o novo Firefox
Este é o novo Firefox

Com várias abas abertas, o Firefox 29 deu algumas travadinhas. Também dá para notar uma mistura de botões com nomes em inglês e português, mas estas são situações aceitáveis para um software beta.

A nova versão do Firefox Sync (recurso que permite a sincronização de favoritos e histórico com outros dispositivos) também está presente, como já informado, e funciona muito bem, tanto que já inclui o suporte ao Firefox Accounts.

Mas o destaque mesmo fica por conta da interface, que está mais limpa, intuitiva, bonita e apresenta foco maior em seu uso com telas sensíveis ao toque, o que talvez amenize a desistência da Mozilla quanto à interface Metro no Firefox para o Windows 8.

Este aspecto é perceptível com o sumiço definitivo daquele botão laranja do canto esquerdo superior e com a inclusão de um menu no lado oposto que, quando clicado, exibe botões grandes. É ali também que você pode fazer login para usar o Sync.

O mais interessante é que possível personalizar facilmente os botões existentes neste menu, assim como aqueles que aparecem ao lado da barra de endereços. A impressão que se tem é que esta é a versão mais customizável que o Firefox já teve.

Interface customizável do Firefox 29 beta
Interface customizável do Firefox 29 beta

Está afim de experimentar? Os links de download são estes:

A Mozilla deve lançar a versão final do novo Firefox no dia 29 de abril deste ano. Até lá, os usuários da versão beta podem ajudar com o desenvolvimento do navegador dando seu feedback. A descrição de todos os novos recursos está disponível aqui.

Atualizado às 19:18

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados