Depois de muito tempo sem apresentar novidades, a Anatel, junto com a EAQ (Entidade Aferidora de Qualidade) liberou os números referentes à medição de internet banda larga para o primeiro trimestre de 2014. Foram medidas tanto a banda larga fixa quanto a internet móvel, com tecnologia 3G.

anatel-sede-agencia-nacional-telecomunicacoes

Para a banda larga fixa, a EAQ mede vários fatores: a velocidade instantânea (que é a velocidade de transferência apurada no momento de utilização da internet pelo usuário), a velocidade média (que é a média entre todas as medições de velocidade instantânea realizadas durante o mês), latência, jitter (variação de latência, perda de pacotes e disponibilidade (para detectar quedas de conexão, por exemplo). No caso da internet móvel, é medida apenas a velocidade instantânea e a média. As medições são feitas por meio de medidores instalados nas residências de assinantes de banda larga.

Veja no gráfico abaixo a velocidade média da banda larga fixa apresentada pelas operadoras na região Sudeste. Os valores estão em Mb/s (megabits por segundo):

Já no gráfico abaixo estão os valores atingidos pelas operadoras de internet móvel (3G), também para a região Sudeste. Os valores estão em porcentagem, respeitando a meta de velocidade instantânea e velocidade média:

No presente momento, as operadoras tem a meta de entregar pelo menos 95% da velocidade instantânea e no mínimo 70% da velocidade média, embora, por regulamentação, sejam obrigadas a entregar 70% da velocidade instantânea e 30% da velocidade média. Esse valor deverá subir em novembro de 2014, quando as operadoras serão obrigadas a cumprir pelo menos 80% da taxa de transmissão instantânea e 40% da taxa de transmissão média.

Todos esses dados foram disponibilizados, mês a mês, estado por estado, operadora por operadora; são três documentos com 37 páginas cada um. O que se pode notar por alto é que em determinados estados, uma operadora é pior ou melhor que a outra, mas que na maioria das vezes as operadoras cumpriram as exigências. Você pode verificar todos os indicadores para todas as regiões nos documentos de janeiro, fevereiro e março liberados pela Anatel.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados