Anatel lança site para comparar planos de celular, TV, fixo e banda larga

Anatel Busca Ofertas reúne planos e combos de telecomunicações; informações são enviadas pelas próprias operadoras e clientes podem filtrar por atributos

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 2 semanas
Mulher utiliza celular. Próximo dela estão as marcas de Claro, TIM e Vivo.
Ferramenta da Anatel permite comparar planos de diferentes operadoras (Ilustração: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A Anatel lançou uma nova ferramenta para auxiliar os consumidores a encontrar planos de telecomunicações. O portal Anatel Busca Ofertas reúne ofertas de TV por assinatura, banda larga fixa, celular e telefone fixo de diferentes operadoras em um mesmo site, o que ajuda ao usuário encontrar a melhor relação custo-benefício.

O Anatel Busca Ofertas está disponível para acesso via navegadores web, podendo ser utilizado tanto no computador como no smartphone. De acordo com a agência, essa modalidade traz agilidade na atualização e correção de ofertas.

O sistema exibe planos de telefonia móvel, telefonia fixa, banda larga e telefone fixo. A ferramenta também conta com um comparador de combos, podendo selecionar entre pelo menos dois serviços para encontrar um pacote.

A ferramenta é capaz de listar, detalhar e comparar as ofertas de telecomunicações disponíveis em um município. O usuário pode filtrar os planos por nome, operadora, preços, atributos e fidelização, e é direcionado para o site da prestadora para contratar o serviço.

Faltam operadoras e planos no Anatel Busca Ofertas

O Anatel Busca Ofertas parece ter sido lançado antes da hora, pois apresenta diversos travamentos e mensagens de erro na navegação. Outro problema é a ausência de determinados planos e operadoras. Na busca por telefonia móvel, por exemplo, não foi possível encontrar nenhum pacote da TIM ou de operadoras virtuais; apenas opções da Claro e Vivo são exibidas, por exemplo.

Captura de tela do Anatel Busca Ofertas, portal que permite comparar planos de telecomunicações. A imagem em questão mostra o comparativo entre planos pré-pagos da Vivo e Claro.
Anatel Busca Ofertas é incompleto e apresenta travamentos (Imagem: Reprodução/Anatel)

Também senti falta dos planos de banda larga de provedores regionais. Se todas as prestadoras forem participar o Anatel Busca Ofertas, seria interessante que a plataforma permitisse consulta de disponibilidade por CEP — em São Paulo (SP), por exemplo, existem mais de 700 diferentes empresas, cada uma com cobertura distinta.

De acordo com a Anatel, as informações dos planos são enviadas pelas próprias prestadoras. A agência determinou que a lista de planos seja enviada pelas prestadoras por meio de arquivos estruturados.

Resta saber se o Anatel Busca Ofertas irá vingar, pois não é a primeira vez que a agência lança uma plataforma como essas. Em 2020, foi apresentado o Anatel Comparador, app para smartphone com o mesmo propósito. Apesar de ainda estar disponível na App Store e Google Play, o serviço simplesmente deixou de funcionar.

Relacionados