Para a surpresa de um total de zero pessoas, a Apple acaba de anunciar o Apple Watch, seu primeiro relógio inteligente e “one more thing” do evento de hoje. Há pelo menos um ano ouvimos rumores do lançamento – o que também indica que ele está sendo desenvolvido há um tempão – e, agora, pudemos vê-lo.

8f2a950f4e994c4fee9b240228946b9adf1761b4_xlarge

O Apple Watch tem tela de safira retangular e curvada nos cantos. Tim Cook afirma que é extremamente personalizável, então você pode criar um modelo literalmente perfeito para você. Isso é feito por meio das telas iniciais, que podem ter diferentes layouts de relógio, imagens ou outras informações que considere mais importantes.

Como bom smartwatch, ele poderá tanto ser utilizado do lado fitness, monitorando batimentos cardíacos e outras informações por meio de sensores traseiros e apps dedicados, como para evitar que o smartphone seja necessário em mãos o tempo todo, se comunicando com o iPhone que está em seu bolso.

Uma roda lateral, que lembra os botões de acertar o horário em relógios mais antigos, ajuda a controlar o aparelho sem ter que tocar na tela e, consequentemente, bloquear a visão. Ele pode dar zoom num mapa ou rolar uma tela de troca de mensagens, por exemplo. E, ao pressioná-lo, a tela inicial é exibida.

ecb2e649f8d1dd08d47ddc89ddff535fabd2fd18_xlarge

A tela é touchscreen e, além do swype tradicional, traz algumas novidades no que diz respeito à comunicação. É possível enviar informações para seus amigos de um Apple Watch para outro com toques na tela para chamar atenção, desenhos ou até seu batimento cardíaco.

Há uma série de designs diferentes para as pulseiras do Watch: emborrachado para praticar esportes; de couro e moderno, com ímãs para fechar; de couro e clássico, com fecho  “normal”; de aço inoxidável, como o relógio do seu pai ou numa espécie de malha, entre muitas outras.

Estão divididas em três linhas: a básica, que tem corpo de aço inoxidável e design mais moderno; a Sport, com pulseiras coloridas e emborrachadas; e a Edition, com relógio de ouro 18k.

7382303226a9f08004599da8928e762cf268dd3a_xlarge

Há ainda um outro tamanho de Apple Watch, um pouco menor. Então, essencialmente, o Apple Watch estará disponível em dois tamanhos, três linhas e uma infinidade de pulseiras que podem ser trocadas.

Em uma demonstração no palco, pudemos ver um pouco de como o Apple Watch poder facilitar nossa vida. Sem exageros, parece ser um smartwatch do jeito que todos deveriam ser. A interface parece ser perfeitamente adaptada para o relógio, tornando seu uso simples e rápido.

Ele pode, por exemplo, analisar o conteúdo de uma mensagem recebida e facilitar a resposta; não é preciso digitar, somente escolher uma das opções. Não é preciso ter um mini teclado no pulso para fazer isso:

DSC_5213
DSC_5215

O relógio, claro, também tem integração com a Siri. Então, dá para fazer suas pesquisas diretamente ali, dispensando o smartphone em mãos para fazer uma pesquisa, por exemplo. Também é possível ver suas fotos no seu pulso e, utilizando a função de navegação no mapa para ir a pé a algum lugar, ele até avisa quando você deve virar uma esquina e para qual lado.

Outros apps com usos interessantes são os de redes sociais, que têm a interface bem bonita e permitem a entrada de conteúdo direto do Watch, e um dos hotéis da rede SPG que destranca a porta do seu quarto com um aceno, entre muitos outros. A Apple garante que há ainda mais sendo desenvolvidos para o relógio.

E, como one more thing do one more thing, o Apple Watch será compatível com o Apple Pay. Ou seja, vai dar para efetuar pagamentos somente encostando seu relógio no terminal.

O Apple Watch será compatível com iPhones 5, 5s, 5c, 6 e 6 Plus e começará a ser vendido no começo de 2015 pelo preço inicial de 349 dólares (o de ouro provavelmente será mais caro que isso).

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovana Penatti

Giovana Penatti

Ex-editora

Giovana Penatti é jornalista formada pela Unesp e foi editora no Tecnoblog entre 2013 e 2014. Escreveu sobre inovação, produtos, crowdfunding e cobriu eventos nacionais e internacionais. Em 2009, foi vencedora do prêmio Rumos do Jornalismo Cultural, do Itaú. É especialista em marketing de conteúdo e comunicação corporativa.

Relacionados