Você não vê a hora de testar as novidades do recém-anunciado Windows 10? Pois saiba que já é possível conferí-las: tal como prometido, a Microsoft disponibilizou, nesta quarta-feira (1), a primeira versão “Technical Preview” do sistema.

Para fazer o download, é necessário acessar esta página do Windows Insider Program. Se o site exigir autenticação, você deve utilizar os dados de sua conta na Microsoft (seu login no Outlook.com ou em qualquer outro serviço da companhia).

Empresas e profissionais de TI cadastrados têm a opção de fazer download a partir do canal TechNet.

É possível baixar versões em inglês, chinês e – veja só! – português do Brasil. O arquivo de instalação, em formato ISO, tem pouco mais de 4 GB de tamanho nas versões de 64 bits e cerca de 3 GB nas opções de 32 bits. A chave de ativação (Product Key) é informada na mesma página, acima dos links de download.

É interessante notar que os requisitos mínimos de instalação do Windows 10 Technical Preview praticamente não mudaram em relação ao Windows 8: processador de 1 GHz, 1 GB (32 bits) ou 2 GB (64 bits) de RAM, chip gráfico compatível com DirectX 9 e 16 GB de espaço em disco (20 GB nas instalações de 64 bits).

Você certamente já sabe, mas não custa avisar: o nome “Technical Preview” indica que o software está em fase inicial para intermediária de desenvolvimento, portanto, travamentos, instabilidade e outros problemas poderão ocorrer com relativa facilidade. O ideal, portanto, é testar a prévia do Windows 10 em computadores secundários ou via máquina virtual.

O que esperar da nova versão da plataforma? Menu Iniciar com Tiles integradas, múltiplas áreas de trabalho, gerenciador de aplicativos na barra de tarefas, entre outros. As principais características você confere aqui.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados