Definitivamente, a Mozilla não quer que você use o Firefox apenas para acessar páginas na web. Em parceria com a Telefónica, a organização apresentou o Hello, um sistema de videoconferências que se integra ao navegador.
Talvez a novidade até consiga “roubar” alguns usuários do Skype ou do Hangouts, por exemplo, mas a ideia é atender aqueles que buscam uma ferramenta de comunicação por vídeo intuitiva e de acesso rápido: o ponto forte do Firefox Hello é a simplicidade.
Para começar, o usuário não precisa se preocupar em instalar extensões ou aplicativos. O Hello é baseado na WebRTC, API que está presente no Firefox (e também no Chrome) há pelo menos dois anos. Com ela, é possível fazer chamadas de voz ou videoconferências cifradas diretamente do navegador, sem necessidade de softwares complementares.
Outra característica notável é a não exigência de cadastro. Ao clicar no ícone da ferramenta (Chat Bubble), o usuário encontrará uma opção para gerar um link único que deve ser passado ao destinatário via email ou mensagem instantânea, por exemplo.
Quando o convite for aceito, a videoconferência tem início. Se o usuário tiver uma conta no Firefox, também poderá usá-la para se identificar no serviço.
Por enquanto, o Hello só está disponível na atual versão beta do Firefox. A Mozilla não informou quando e se pretende levar a funcionalidade à versão final: a intenção, no momento, é obter feedback.
De qualquer forma, não é necessário ficar “preso” ao Firefox para utilizar a ferramenta (ao menos teoricamente): a API WebRTC é aberta, portanto, qualquer software compatível pode iniciar ou receber chamadas.