Menor e mais eficiente: assim é o novo Raspberry Pi A+
Passaram-se semanas desde as primeiras informações sobre uma possível atualização da versão mais básica do Raspberry Pi. Pois aqui está ela: o Raspberry Pi A+ foi anunciado recentemente pela fundação responsável pelas “plaquinhas”.
A primeira novidade está nas dimensões. O que era pequeno ficou menor: o Raspberry Pi A+ tem 65 mm de largura por 54 mm, o que deve, entre outras vantagens, facilitar a instalação do dispositivo em equipamentos de porte reduzido. Para fins de comparação, a versão anterior, o modelo A, possui 85,6 mm por 54 mm.
Outro destaque do dispositivo é a substituição da ranhura para cartões SD por um slot para microSD. Agora também há um conector GPIO de 40 pinos que promete deixar mais prática a ligação do Raspberry a interfaces e outros tipos de componentes.
Também é destaque o menor consumo de energia do modelo e um circuito de áudio que integra uma fonte de alimentação de baixo ruído.
Os demais componentes são praticamente os mesmos que caracterizam o Raspberry Pi A: SoC Broadcom BCM2835 de 700 MHz (ARM), 256 MB de RAM, interface HDMI, porta USB 2.0 (com suporte à função de hub) e conexão P2 para fones de ouvido.
Nos Estados Unidos, o Raspberry Pi A+ já pode ser encontrado com preço sugerido de US$ 20. Vale lembrar que o Raspberry Pi B+ (com 512 MB de RAM, quatro portas USB 2.0 e microSD) está à venda desde julho por US$ 35.
Com informações: Tom’s Hardware