SonyLeaks: Hollywood insiste no projeto de lei antipirataria SOPA e Google reage

Júlio Câmara
Por
• Atualizado há 1 semana
O procurador Jim Hood tem se revelado um defensor incansável das gigantes de Hollywood

Emails vazados recentemente durante o ataque à Sony mostram como a indústria de Hollywood está trabalhando com procuradores gerais dos Estados Unidos para tentar empurrar políticas antipirataria que são mal vistas pelo público em geral.

Noticiamos recentemente que a Motion Picture Association of America (MPAA) está se esforçando para reviver princípios do Stop Online Privacy Act (SOPA), um projeto de lei antipirataria arquivado pelo Congresso em 2012 após inúmeros protestos e reclamações. Em resumo, o SOPA possibilitaria que o governo bloqueasse alguns domínios e excluísse sites suspeitos de pirataria dos buscadores.

Nos EUA, os procuradores são autorizados a investigar empresas em busca de desrespeitos aos direitos dos consumidores. E, no Mississippi, encontramos um procurador incansavelmente empenhado em investigar e desgastar o Google:

Os emails mostram que o presidente da Associação Nacional dos Procuradores-Gerais, Jim Hood, está conectado com o lobby da MPAA. Ele mesmo foi a procura de evidências de resultados nas pesquisas do Google que direcionam os internautas a sites com conteúdo pirata. O objetivo era formar um arsenal de provas para apresentar na próxima reunião que ele teria com o Google. Quem colabora com a argumentação do procurador é um advogado ligado à MPAA, chamado Tom Perrelli.

Questionado sobre a promiscuidade nas relações entre o Estado e empresas privadas e como o trabalho com Tom Perrelli influenciaria na defesa dos interesses da MPAA, o procurador Jim Hood respondeu ao The Huffington Post que Tom Perrelli se ofereceu para ajudar no caso e que desconhecia que Perrelli é sócio do escritório Jenner & Block, contratado pela MPAA.

Na terça-feira (16), o The New York Times publicou uma carta assinada por Hood e enviada ao Google acusando a empresa de “facilitar e lucrar com inúmeras atividades ilegais online, que vão desde a pirataria até o tráfico de drogas”. A carta, embora assinada por um procurador, foi enviada do escritório particular contratado pela MPAA, Jenner & Block.

Diante da repercussão que tomou conta de veículos norte-americanos, o Google publicou uma declaração assinada pelo conselheiro Kent Walker. No comunicado, o Google diz estar profundamente preocupado com os relatos de que a MPAA está coordenando secretamente uma campanha para impor o SOPA através de outros meios, por fora do Congresso.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Júlio Câmara

Júlio Câmara

Comecei a blogar em 2008 escrevendo sobre tecnologia. No mesmo ano meu blog foi indicado como um dos "80 blogs que você não pode perder" pela revista Época. Hoje, com 21 anos, estudo jornalismo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e me dedico à editoria de tecnologia.

Canal Exclusivo

Relacionados