Fabricante do Gorilla Glass vai usar safira para criar tela ainda mais resistente a riscos

Emerson Alecrim
Por

Quando o assunto é tela resistente a danos, um nome vem facilmente à cabeça: Gorilla Glass. Mas a Corning, companhia responsável pela tecnologia, viu sua hegemonia ameaçada pelas telas feitas com safira. Se este material promete tanto, por que não se “unir ao inimigo”? Pois saiba que este é o objetivo de uma nova iniciativa da companhia, o Project Phire.

A ideia foi revelada recentemente pelo presidente da Corning James Clappin em uma reunião com investidores. O projeto visa, basicamente, unir as propriedades da tecnologia Gorilla Glass com a resistência que caracteriza vidros que possuem safira em sua composição.

O anúncio do Project Phire é um tanto inesperado. A Corning já havia dado a entender que telas de safira são menos resistentes que os seus produtos. Assim, o que a faz apelar para este tipo de material agora? Aparentemente, a intenção de criar um painel que ofereça mais proteção contra riscos.

Corning

Ainda que sem fazer milagres, a resistência contra quedas do Gorilla Glass se tornou mais “convincente”, por assim dizer, na atual versão 4. Na prática, a tecnologia sempre se saiu melhor na proteção contra arranhões.

Pelo menos no estágio atual, telas de safira não se destacam pela resistência contra quedas. Por outro lado, o material se mostra bastante eficaz na proteção contra riscos, muito mais que a tecnologia da Corning, aparentemente. É aí que o Project Phire toma forma: a ideia é mesclar a capacidade de resistir a quedas do Gorilla Glass 4 com a proteção contra riscos dos vidros com safira.

Caso vingue, o projeto poderá ajudar a Corning a se manter como a principal referência do segmento. É um trabalho que exige bastante tempo, certamente, mas tudo indica que a companhia vem trabalhando secretamente na tecnologia há alguns meses.

Por esta razão, há expectativa de que as primeiras telas com safira da Corning sejam disponibilizadas à indústria até o final do ano, talvez como Gorilla Glass 5, embora a empresa não tenha feito menção a este nome.

Com informações: CNET