apple-ios-9

A Apple anunciou as primeiras novidades do iOS 9 nesta segunda-feira (8), durante a conferência para desenvolvedores WWDC. Uma das principais mudanças está na assistente pessoal Siri, que ganha um recurso chamado Proactive, bem parecido com o Google Now: a partir da sua localização e outros dados contextuais, ela será capaz de fornecer informações em momentos oportunos.

O Proactive está onipresente no iOS 9 e considera seus hábitos de uso, sua localização e as informações armazenadas no seu aparelho para exibir alguns dados. Por exemplo, ao conectar um fone de ouvido ao seu iPhone, ele poderá sugerir uma playlist ou aplicativo de música. Se houver um evento próximo no calendário, o smartphone irá sugerir o horário em que você deve sair de casa, considerando a lentidão no trânsito.

A inteligência foi integrada a diversos aplicativos. No Mail, quando você começar a adicionar os destinatários ao seu email, ele irá sugerir pessoas relacionadas. Se você pesquisar por uma receita de bolo de chocolate, será possível abrir rapidamente o aplicativo de receitas. E, no Safari, você poderá pedir para que a Siri lembre posteriormente da página que você está lendo atualmente.

Mas o iOS 9 deverá ser útil especialmente no iPad, com a nova função de multitarefa: você poderá rodar dois aplicativos lado a lado (no entanto, a novidade será restrita ao iPad Air 2). O Picture in Picture, assim como na sua TV, permitirá que você assista a um vídeo no canto da tela enquanto faz outra coisa. A tela para alternar entre aplicativos foi redesenhada, e há suporte para novas teclas de atalho para quem usa teclado físico.

O Mapas finalmente terá rotas por transporte público, mas o recurso funcionará inicialmente apenas em Nova York, Toronto, Londres, Chicago e outras cidades da China. Ele também encontrará restaurantes, bares e lojas, com direito a um recurso que sinaliza quando o estabelecimento suporta Apple Pay.

Por sua vez, o News é um aplicativo novo, que segue uma ideia parecida com a do Flipboard: você escolhe seus blogs preferidos, alguns tópicos de interesse, e ele irá mostrar notícias que lhe agradem. O News também suportará revistas (atualmente vistas no aplicativo Banca) e artigos da web com animações, vídeos e galerias de imagens.

O Notas, que era um aplicativo bem simples, aceitando apenas textos, ganhará anotações manuscritas, suporte a fotos do rolo da câmera e (até que enfim!) listas de tarefas.

Internamente, há melhorias no desempenho e consumo de bateria. Segundo a Apple, o iPhone 6 terá sua duração de bateria aumentada em 1 hora com o iOS 9. Em conjunto com o novo modo de economia de energia, a autonomia poderá ser até 3 horas mais longa. Para quem possui aparelhos com pouco armazenamento, boa notícia: em vez dos absurdos 4,6 GB necessários para instalar o iOS 8, o iOS 9 exigirá apenas 1,3 GB.

O que a Apple não anunciou, mas virá no iOS 9

Há outras pequenas mudanças que a Apple não anunciou no palco, mas estarão na versão final. Nos iPhones e iPads com Touch ID, a combinação para desbloquear o aparelho terá seis dígitos em vez de apenas quatro — no entanto, como você usará sua digital, provavelmente não notará muita diferença.

A nova versão também terá um assistente para facilitar a migração de recém-chegados do Android. Será possível transferir contatos, histórico de mensagens, fotos e vídeos, favoritos, contas de email, calendários, papeis de parede e músicas. Os aplicativos gratuitos do seu Android poderão ser baixados facilmente na App Store; os pagos entrarão na sua lista de desejos.

ios-9-android

Quando chega?

O iOS 9 estará disponível a partir desta segunda-feira (8) para os desenvolvedores. Uma versão pública de testes será lançada em julho, e a atualização chegará gratuitamente para todos os usuários até o final do ano. Ele será compatível com todos os dispositivos que rodam atualmente o iOS 8, inclusive o iPhone 4s, lançado em 2011.

Leia | Como fazer um time-lapse no iPhone [Dicas para iniciantes]

Relacionados

Escrito por

Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.