Arquivo Internet

Google vai ativar busca criptografada nessa semana

Rafael Silva
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Ao buscar qualquer coisa usando o Google, o item pesquisado é enviado como texto através da conexão do usuário. Isso quer dizer que, caso alguém esteja interceptando essa conexão, ela poderá ver ler sem problemas o que foi buscado. Mas não por muito tempo.

Uma frase no artigo do Google explicando a captura acidental de dados de pontos de acesso WiFi chamou a atenção do blogueiro Martin, do GHacks.net. A frase traduzida diz “No começo do ano nós criptografamos o Gmail para todos os usuários e na próxima semana vamos começar a oferecer uma versão criptografada da Busca do Google”.

Busca feita por um felino no Google

Com isso, as pesquisas feitas através do Google serão codificadas, se tornando assim impossíveis de serem descobertas por alguém capturando dados da conexão. Apenas o usuário fazendo a pesquisa e o computador do Google recebendo-a vão saber do que se trata. E como o post no blog oficial do Google foi publicado na sexta-feira passada, a ativação dessa nova característica deve acontecer já nessa semana.

Por enquanto, o endereço https://www.google.com (que seria a URL de busca já com protocolo de criptografia) ainda redireciona para a busca normal.

Isso certamente não redime o Google dos problemas de privacidade causados pelo carro do Street View. Mas ao menos é um passo interessante na direção certa.

Rafael Silva

Rafael Silva tem 27 anos, estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Tem uma queda pela Apple na área de dispositivos móveis, mas sempre usou Windows em todos os seus notebooks e desktops. Vez ou outra fala alguma coisa interessante no Twitter: @rafacst. [Envie um email]

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque