O Google tem a constante política de oferecer gratuitamente a maior parte de seus serviços. Com o Gmail é assim, bem como com o Google Docs ou o Google Calendar. Chrome também. No entanto, a empresa reserva para si o direito de cobrar desenvolvedores. É o que será feito a partir de hoje com quem quiser enviar extensões para o Chrome.

Como você bem sabe, o Chrome atualmente conta com o site especial Extensões do Chrome, a partir do qual usuários podem buscar extensões para aquelas funcionalidades que o navegador ainda não tem. Tudo muito bem e muito bom, mas a segurança pode ser um problema. Para aumentá-la, o Google vai passar a cobrar uma taxa única de 5 dólares (menos de R$ 10) para que novos desenvolvedores mandem suas criações.

“Sua intenção [da taxa] é criar melhores salvaguardas contra extensões fraudulentas na galeria e limitar a atividade de contas de desenvolvedores maliciosos”, a empresa esclareceu.

Aqueles desenvolvedores que já têm suas extensões na galeria do Chrome não precisarão pagar o taxa, para alívio geral da nação.

Outra medida de segurança será a verificação de domínio das extensões. Por exemplo, a extensão Google Mail Checker (que checa se há novas mensagens; muito boa, por sinal) receberá o selo de autoria verificada, indicando ainda que a empresa responsável pela sua criação pode ser encontrada no domínio google.com.

Essa verificação é particularmente interessante porque permitirá que empresas como Twitter ou Facebook tenham uma forma de comprovar quais são extensões desenvolvidas por elas mesmas e, por isso, “oficiais”. Já a taxa de 5 dólares, um valor esdrúxulo, servirá para desestimular que usuários mal intencionados submetam extensões para a Galeria do Chrome.

Baixatudo | Google Chrome 5

Com informações: TechCrunch. Foto: divulgação Google.

Relacionados

Escrito por

Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da CBN, palestrante e apresentador. Já colaborou com diversos veículos, entre eles TV Globo, GloboNews e O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Temas populares