Senhores passageiros, favor desligar o seu celular, pager ou qualquer outro dispositivo eletrônico. Essa frase, em breve, deixará de ser ouvida pelo menos em alguns voos da TAM. A empresa aérea recebeu autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para fornecer esse tipo de serviço aos seus clientes.
A requisição para tal autorização foi iniciada há mais de um ano, mas somente agora a TAM vai poder liberar a internet e as chamadas telefônicas durante o voo. No entanto, isso só será possível em aeronaves com tecnologia apropriada e que estejam a mais de 3 mil quilômetros metros de altitude.
Foi necessário que a Airbus entrasse com o pedido, em conjunto com a TAM, para que as aeronaves da companhia recebessem a autorização. Testes e relatórios apresentados pela Airbus à autoridade europeia para voos comerciais foram enviados à ANAC, que ainda solicitou novos testes.
Antes de autorizar chamadas telefônicas e internet durante o voo, a ANAC solicitou estudos que comprovassem que os sistemas essenciais das aeronaves não seriam afetados pela interferência magnética da transmissão de voz e dados. Além disso, a TAM e a Airbus precisaram entregar simulações de possíveis falhas nos sistemas das aeronaves.
O processo já foi finalizado. Isso significa que, a qualquer momento, a TAM pode começar a oferecer o novo serviço para seus clientes. O funcionamento dele é muito simples: em aeronaves da Airbus apropriadas serão instalados transmissores de celular que farão contato direto com satélites. É evidente que o serviço será pago.
A ANAC informou que não tem outros pedidos de certificação similares ao que a TAM recebeu.
Com informações: IDG Now.