O Chris Martin do Coldplay ainda estava cantando no Yerba Buena Center, em San Fracisco, quando a Apple já tenta disponibilizar a próxima versão do iTunes 10 para quem quiser baixar. O aplicativo, como de costume, é gratuito para usuários do Mac OS e do Windows.

A principal novidade do iTunes 10 é a nova marca do aplicativo, que agora não faz mais referência a um CD. Em vez disso, apenas uma nota musical envolvida por uma elipse azul foram a nova marca do produto.

Mentira… Steve Jobs tomou vários minutos de sua apresentação para demonstrar um novo conceito por trás do iTunes 10: a rede social Ping (qualquer semelhança com o nome de um buscador é mera coincidência… Ou não). A partir do Ping, usuários vão poder seguir amigos e ser seguidos também. Postar comentários em páginas também será possível, dependendo das configurações de privacidade.

Talvez a parte mais bacana do novo iTunes 10 seja a possibilidade de acompanhar artistas. Interessados pela Lady Gaga, por exemplo, terão um calendário de shows à disposição. Além disso, os artistas poderão publicar vídeos exclusivos para os usuários da rede.

O Ping vai funcionar no computador por meio do iTunes 10. Além disso, aparecerá no aplicativo do iTunes para iPhone e iPod Touch. De acordo com Steve Jobs, é “o Twitter ou Facebook para música”.

Leia | Como usar o Apple Music [Guia para Iniciantes]

Relacionados

Escrito por

Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Thássius é editor do Tecnoblog, comentarista da CBN, palestrante e apresentador de eventos. Já colaborou com Jornal Nacional e GloboNews, entre outros veículos, e ganhou o Prêmio Especialistas em três ocasiões. Pode ser encontrado como @thassius nas redes sociais ou pelo site thassius.com.