Arquivo Aplicativos e Software

Dropbox terá sincronização seletiva de pastas

Thássius Veloso
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Se você usa a Dropbox para guardar seus arquivos, pode ir se preparando para quando a versão 1 do aplicativo chegar por aí. Em desenvolvimento há algum tempo, essa versão traz uma novidade muito bacana, que certamente a maioria dos usuários vai apreciar: a sincronização seletiva de pastas. Isso quer dizer que o usuário vai decidir exatamente o que será enviado para a nuvem.

A excelente solução para backups atualmente ainda falha nesse quesito. Em vez de permitir que o usuário decida o que vai ser sincronizado, o funcionamento da Dropbox é simples ao extremo: basta arrastar os arquivos para a pasta Dropbox para que sejam devidamente copiados para os servidores da empresa. No Release Candidate 1 que saiu no fim de semana isso fica melhor. Veja só:

Escolha de pastas em funcionamento

O usuário vai continuar refém da pasta Dropbox, mas agora poderá decidir quais pastas serão sincronizadas entre os vários computadores. Dessa forma, será mais fácil manter pastas referentes a arquivos do Windows longe do seu Mac, ou vice-versa. E o melhor é que qualquer arquivo adicionado à pasta Dropbox continuará passando pelo backup e ficando disponível na nuvem. Bacana não?

Eu continuo preferindo a SugarSync para manter meus arquivos sincronizados entre vários dispositivos, mas não há dúvida de que a Dropbox é o software mais usado para essa tarefa. Abaixo estão links para baixar o RC mais recente do aplicativo (por sua conta e risco!).

Download | Dropbox RC1 1.0.1 (Windows)
Download | Dropbox RC1 1.0.1 (Mac OS)
Download | Dropbox RC1 1.0.1 (Linux x86)
Baixatudo | Dropbox

Com informações: Inside Techno

Thássius Veloso

Ex-editor-executivo

Thássius Veloso foi editor e editor-executivo do Tecnoblog de 2008 a 2014. Liderou o noticiário e cobriu de perto os maiores acontecimentos do mercado de eletrônicos de consumo, games e serviços. É jornalista, palestrante e apresentador de tecnologia na rádio CBN e no canal de TV por assinatura GloboNews.